Esta semana comemorou-se o Dia Mundial da Arte.
Die Apotheke by Franz Sedlacek
Franz Sedlacek (1891 - 1945) foi um pintor austríaco que pertenceu à tradição conhecida como 'Nova Objetividade', um movimento artístico semelhante ao 'Realismo Mágico'.
Sedlacek foi uma grande figura da pintura entre-guerras. Muitas das sua pinturas reflectem o mundo industrial e os tempos sombrios em que viveu. Desapareceu durante a Segunda Guerra e foi dado como morto.
O que gosto nesta pintura é o contraste entre o mundo qualitativo natural, que se vê para lá da porta, desordenado e violento e o mundo artificial da ciência, matematicamente ordenado e engarrafado segundo categorias rotuladas em garrafas de formas geométricas regulares. À entrada da Farmácia vê-se um chão em rectângulo dividido em quadrados. Lá fora a natureza revolta, sem formas geométricas definidas.
Um homem doente -talvez com papeira- com um ar desordenado, como o é toda a doença, espera pacientemente que o farmacêutico esmague e misture substâncias da natureza segundo uma receita que segue, de algum médico que encontrou uma ordem na desordem da doença.
Ciência e natureza = ordem da quantidade, desordem da vida.

No comments:
Post a Comment