March 03, 2025

E por isto que David Justino e muitos outros defendem que continue o desinvestimento na educação pública?

 

Porque há dezenas de escolas privadas e negócios com imobiliárias para privatizar o ensino o mais possível? Quase metade dos alunos portugueses estão em escolas de currículo internacional e ensino estrangeiro. E porquê? Ana Gomes diz que se percebe dado o ensino público português não conseguir fixar professores e as escolas estrangeiras terem outros equipamentos que possibilitam outra qualidade de ensino. 

A sério que se investires nos equipamentos e na valorização dos professores para os reter o ensino tem mais qualidade?? Que surpresa...

Até há pouco tempo as escolas portuguesas ensinavam os alunos com qualidade e a prova são as centenas de milhar deles que foram e vão trabalhar fora do país sem nenhum problema e são altamente valorizados. Portanto, dizer que escolas com um currículo internacional preparam melhor os alunos para o mundo actual é uma mentira. A verdade é que as escolas privadas estão nas mãos de empresas internacionais que investem nos equipamentos e nos professores.

Portanto, a questão é: porque não se quer um ensino público de qualidade e se opta por deixar que estrangeiros tomem conta da educação dos portugueses? 

E quais são os custos a médio e longo prazo dos jovens portugueses não serem educados na cultura do seu país? Sim, sim, tenho vários sobrinhos em escolas dessas. Dois deles falam português como um estrangeiro que esteja há um mês ou dois no país, não acertam um único tempo verbal, só falam inglês e quase todos conhecem melhor a cultura e as referências anglo-saxónicas que a cultura e referências portuguesas. 

A intenção é deixar a escola pública pobre e miserável para os filhos dos pobrezinhos e dos imigrantes? Penso que sim.

Que sociedade estamos a construir? Uma sociedade de ainda maior subserviência aos poderes estrangeiros? Vamos deixar que os espanhóis -uma das empresas que mais escolas estrangeiras têm em Portugal- conte a nossa história da perspectiva e interesses de Espanha?

E o que se segue? Pôr escolas privadas de Defesa a treinar os militares portugueses?

Quem é que mandatou este governo e o anterior para destruir a educação pública e entregá-la a estrangeiros? Isso vinha no programa dos governos? Não me lembro de o ver ou ouvir. Temos governos que são tão subservientes que trabalham para interesses estrangeiros contra nós mesmos. 

É por isso que tantos não percebem que Zelensky não se humilhe de modo subserviente e indigno. É que se fosse com eles lambiam o chão que os estrangeiros pisam a troco de uns dinheiros, já.





3 comments:

  1. Eu estou muito farta do ministros da educação, da constante desvalorização dos professores e da escola pública, do excesso de tempos letivos que temos para pouparem dinheiro. Tenho 6 horas extraordinárias + 4 horas de apoios, em cima das aulas de um horário completo. Tenho alunos com necessidades especiais em turmas sem redução de alunos. Nenhuma escola privada tem estas cargas letivas + o resto do trabalho burocrático todo. Estou farta daquilo que fizeram à escola e se pudesse reformar-me era já amanhã.

    ReplyDelete
  2. Replies
    1. Eu percebi. E percebo-te perfeitamente. Penso que milhares de professores te percebem perfeitamente.

      Delete