March 28, 2025

Até que enfim que alguém da oposição democrata fala publicamente sobre o desastre da administração Trump




Excertos de um artigo de opinião que Hillary Clinton acaba de publicar no NY Times sobre a política de Trump:


“Num mundo perigoso e complexo, não basta ser forte. Também é preciso ser inteligente.”

“Não é a hipocrisia que me incomoda; é a estupidez. Estamos todos chocados - chocados! - com o facto de o Presidente Trump e a sua equipa não se preocuparem com a protecção da informação confidencial ou com as leis federais de retenção de registos. Mas nós já sabíamos disso”.

“A abordagem de Trump é um poder estúpido. Em vez de uma América forte, usando todas as nossas forças para liderar o mundo e confrontar os nossos adversários, a América do Sr. Trump será cada vez mais cega e desastrada, fraca e sem amigos.” 

“Não se deixem enganar pela arrogância. O Sr. Trump e o Secretário da Defesa Pete Hegseth (do famoso grupo do chat) estão aparentemente mais concentrados em lutas performativas sobre a wokeness do que na preparação para lutas reais com os adversários da América.”

“Quando os dólares da ajuda americana ajudam a parar uma fome ou um surto epidémico, quando respondemos a um desastre natural ou abrimos escolas, ganhamos corações e mentes que, de outra forma, poderiam ir para terroristas ou rivais como a China. Reduzimos o fluxo de migrantes e refugiados. Fortalecemos governos amigos que, de outra forma, poderiam entrar em colapso”.

As pessoas e os líderes de todo o mundo estão atentos para ver se a democracia ainda pode proporcionar paz e prosperidade ou mesmo funcionar. Se a América for governada como uma república das bananas, com corrupção flagrante e um líder que se coloca acima da lei, perdemos esse argumento. Perdemos também as qualidades que tornaram a América excepcional e indispensável”. 

“Se há uma grande estratégia a funcionar aqui, não sei qual é. Talvez o Sr. Trump queira regressar às esferas de influência do século XIX. Talvez ele seja apenas movido por rancores pessoais e esteja a ultrapassar as suas capacidades. Como homem de negócios, levou os seus casinos de Atlantic City à falência. Agora está a jogar com a segurança nacional dos Estados Unidos”.

No comments:

Post a Comment