A diferença entre um país e outro não é haver corrupção mas a maneira como a lei trata dela
França: Marine Le Pen impedida de se candidatar às presidenciais de 2027 e condenada a quatro anos de prisão
Pena de prisão compreende dois anos sob regime de sistema de vigilância eletrónica e dois anos de suspensão, para além de uma multa de 100.000 euros.
Embora Marine Le Pen conserve o seu mandato de deputada pelo Pas-de-Calais, as consequências políticas da decisão são inescapáveis: enquanto se aguarda uma decisão futura, não poderá candidatar-se a nenhuma eleição durante um período de cinco anos, ou seja, até depois das eleições presidenciais de 2027.
"Trata-se de garantir que os representantes eleitos, tal como todos os que estão sujeitos à lei, não beneficiam de um regime preferencial", afirmou o presidente do tribunal.
Também o vice-presidente do RN, Louis Aliot, foi condenado a 18 meses de prisão, dos quais seis meses de reclusão, e a três anos de inelegibilidade pelo desvio de fundos públicos, no entanto o tribunal optou por não aplicar a pena imediatamente.
O tribunal estimou que o prejuízo total foi de 2,9 milhões de euros desviados durante mais de 11 anos, "ao longo de três legislaturas".
Expresso
No comments:
Post a Comment