January 22, 2025

Trump - 2º dia

 


Os procuradores-gerais de quase metade dos Estados norte-americanos já processaram Trump por causa da sua ordem executiva que visa pôr termo à cidadania por nascimento. A política de imigração, amplamente considerada pelos juristas como estando consagrada na Constituição dos Estados Unidos, garante que as crianças nascidas nos Estados Unidos são cidadãos independentemente do estatuto dos seus pais.

A ordem, se for confirmada pelos tribunais, aplicar-se-á também às pessoas que se encontram legalmente nos EUA, mas apenas temporariamente, como turistas, estudantes e pessoas com vistos de trabalho.

Cerca de 18 procuradores-gerais democratas processaram Trump no tribunal federal de Massachusetts, enquanto outra coligação de quatro estados apresentou uma acção judicial semelhante em Seattle, marcando os primeiros passos no que será certamente uma longa batalha legal sobre as políticas de imigração de Trump, que provavelmente terminará no Supremo Tribunal dos EUA. 

A cidadania por nascimento há muito é considerada garantida pela 14ª Emenda da Constituição, que afirma que “todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos e sujeitas à sua jurisdição são cidadãos dos Estados Unidos”. -Jordan Parker Erb

Entretanto juntamente com os executivos-chefes da Softbank, OpenAI e Oracle, anunciou um novo impulso de investimento para inteligência artificial. Masayoshi Son, da Softbank, Sam Altman, da OpenAI, e Larry Ellison, da Oracle, juntaram-se a Trump na tarde de terça-feira para revelar um investimento inicial de US $ 100 bilhões em infraestrutura de IA - que pode chegar a US $ 500 bilhões nos próximos quatro anos. 

Um dia antes, Trump rescindiu a ampla ordem executiva do ex-presidente Joe Biden sobre IA - interrompendo imediatamente a implementação dos principais requisitos de segurança e transparência para desenvolvedores de IA. 

No comments:

Post a Comment