January 14, 2025

Totally missing the point




O novo regime, por Peter Thiel


Há quem ache que a big tech está a submeter-se a Donald Trump porque isso é bom para o negócio, ou que Mark Zuckerberg está a acabar com a verificação de factos porque isso gera mais discussão online e, portanto, mais dinheiro. Um artigo recente do homem que ajudou a fazer as fortunas de Elon Musk e de Zuckerberg traz clareza.

O tecnomagnata Peter Thiel escreveu um texto no Financial Times que não deixa dúvidas: nada daquilo a que estamos a assistir tem como objectivo fazer mais milhões. O regresso de Trump à presidência é visto como uma oportunidade histórica por uma classe de oligarcas do sector tecnológico para criar um novo regime.

O regresso de Trump à Casa Branca augura o apokálypsis dos segredos do antigo regime". Thiel usa a palavra grega para "revelação" e é neste sentido que antecipa e deseja que os próximos anos sejam apocalípticos: "O apokálypsis é a forma mais pacífica de resolver a guerra da velha guarda à internet, uma guerra que a internet ganhou". A Internet não é aqui uma rede informática: é um movimento libertador e libertário.

É normal que um empresário ou investidor que faça o primeiro milhão queira chegar aos dez, e que quem chegue aos dez milhões sonhe com os 100. Mas a partir, digamos, de mil milhões seria preciso ser uma pessoa pouco imaginativa e pouco ambiciosa para querer apenas mais dinheiro. Nenhuma destas pessoas chegou aonde chegou por ser pouco imaginativa ou pouco ambiciosa

Estes não são empresários normais. Que empresário normal mandaria passear (em palavras mais ofensivas do que estas) aquela que é quase a única fonte de receita de uma empresa que lhe custou 44 mil milhões de dólares?

No tom dos teóricos da conspiração, defende [Peter Thiel] que estão a ser escondidos segredos sobre o assassinato de John F. Kennedy e as origens da covid-19. Refere-se a um "Complexo para a Supressão de Ideias Distribuídas", constituído por governos, universidades e media. Apoia o argumento segundo o qual Joe Biden sabotou o sector das criptomoedas.

João Pedro Pereira, Público
(excertos)

---------------

Estes empresários são muitos bons a fazer dinheiro e como acontece a pessoas que têm centenas de biliões, isto é, mais dinheiro que o PIB de dezenas de países, tornam-se excêntricas, muito poderosas e ávidas de poder absoluto. Habituam-se a 'comprar' a adulação e veneração dos outros e habituam-se a que lhes tiram todos os obstáculos do caminho. 

Este tipo de fortunas não se faz sendo uma pessoa moral e com escrúpulos, pelo contrário. Como diz o aforismo, "o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente". Como estes empresários são especialistas no mundo digital é ai que querem aumentar os seus impérios, mas os seus objectivos não se distinguem dos de todos os outros ditadores: poder.

Os ditadores tanto alcançam poder sendo militares (no passado), como sendo príncipes (no passado) como sendo donos dos recursos naturais e das terras (latifúndios) ou de frotas de navios ou como hoje-em-dia, sendo donos dos produtos digitais que têm milhões de seguidores a nível planetário. Têm o poder de chegar directamente a biliões de pessoas em todo o mundo, fazendo bypass dos políticos e instituições de cada país. Não precisam sequer de influenciar os políticos porque têm os meios para manipular directamente os cidadãos desses países.

Que empresário normal mandaria passear aquela que é quase a única fonte de receita de uma empresa que lhe custou 44 mil milhões de dólares? Este articulista não vê o óbvio. Passou-lhe ao lado. A resposta é: todo o empresário que pode sacrificar 44 mil milhões de dólares para poder vir a ganhar com facilidade 1 trilião! Foi um risco calculado e os ganhos são muito superiores às supostas perdas. Tendo 'comprado', digamos assim, a presidência a Trump com a manipulação do twitter, está agora no governo dele, com tanto poder quanto ele para fazer todos os negócios, desfazer todas as regulações, fazer todas as pressões e tentar até influenciar as eleições estrangeiras para beneficiar os seus negócios e, com isso, o seu poder.

Estes empresários, no qual se inclui Trump, são oligarcas ditadores, muito ignorantes da história e dos seus processos de longo prazo. Certamente que são inteligentes naquela área onde fizeram dinheiro mas esse excesso de dinheiro fê-los apaixonados por si próprios, consideram-se acima da humanidade vulgar. E devem achar-se muito beneméritas, embora não tenham feito nada pela humanidade, a não ser chupar dinheiro à custa dos impostos do trabalhador vulgar. São imorais. São extremamente rapaces e dispostos a tudo para alargar o seu poder - Trump chegou ao ponto de tentar comprar votos, chantagear juízes e capitanear uma revolução armada para se manter no poder. Morreram pessoas na sua tentativa de se putinizar! Daí que queiram muito encontros com Putin e ser amigos dele. Admiram a sua rapacidade, a sua total ausência de escrúpulos e poder.

Portanto, isto não tem nada que ver com uma guerra pela vitória da internet e se estes empresários tivessem feito estas fortunas com chouriços, estavam agora a impor os chouriços a todo o planeta. 

Estes indivíduos estão bêbedos de poder e são capazes de tudo por ele.

No comments:

Post a Comment