December 02, 2024

O Hangul

 


O alfabeto coreano, conhecido como Hangul, foi criado no século XV pelo rei Sejong, o Grande. Antes do Hangul, os coreanos usavam caracteres chineses clássicos, que eram complexos e difíceis de aprender para as pessoas comuns. 
O rei Sejong reconheceu que a literacia era essencial para o progresso da nação e acreditava que todos, independentemente do seu estatuto social, deviam saber ler e escrever. Para resolver este problema, reuniu um grupo de académicos e linguistas para desenvolver um novo sistema de escrita que fosse simples, lógico e fácil de aprender. O Hangul foi concebido para ser fonético, com cada carácter a representar um som específico, tornando-o acessível a todos os coreanos.
A criação do Hangul foi um passo revolucionário na promoção da literacia e da educação na Coreia. O alfabeto é composto por 14 consoantes e 10 vogais, que podem ser combinadas para formar sílabas. A sua simplicidade permite que seja aprendido rapidamente, muitas vezes em apenas algumas horas. A visão do Rei Sejong era dar poder às pessoas comuns, fornecendo-lhes as ferramentas para comunicarem eficazmente e participarem na sociedade. 
Atualmente, o Hangul é celebrado pela sua conceção científica e eficiência, e continua a ser o sistema de escrita oficial da Coreia do Sul e da Coreia do Norte. O dia anual do Hangul, celebrado a 9 de outubro na Coreia do Sul, comemora a criação deste alfabeto notável e o seu impacto duradouro na cultura e identidade coreanas. (do FB)




No comments:

Post a Comment