December 03, 2024

Descoberta das descobertas

 


Navio naufragado descoberto na costa do Quénia pode guardar segredos da última viagem de Vasco da Gama, garantem arqueólogos


Um navio naufragado descoberto na costa do Quénia pode ter pertencido à última viagem do lendário explorador português Vasco da Gama pelo Oceano Índico, apontaram os arqueólogos responsáveis pela descoberta. “A recente descoberta de um naufrágio português em Malindi, no Quénia, pode ser o São Jorge, um galeão da última viagem de Vasco da Gama”, salientaram, num estudo publicado no Journal of Maritime Archaeology – que pode consultar aqui.

Vasco da Gama, recorde-se, conquistou a rota da Europa para o Oceano Índico em 1497, sendo o primeiro a contornar o Cabo da Boa Esperança, no extremo sul de África. Então, a partir de 1513, Portugal começou a construir navios com o duplo propósito de guerra e navegação para os oceanos Índico e Pacífico.

Um desses navios foi construído com três ou quatro mastros e artilharia montada para cobrir 360 graus do entorno, permitindo uma defesa eficaz contra ataques. Esses navios começaram a ser rapidamente adotados por outros países europeus, levando à evolução das viagens marítimas durante o século XVI.

Se confirmado, os investigadores garantiram que o navio pode ter “um valor histórico e simbólico significativo como testemunho físico da presença da terceira armada de Vasco da Gama em águas quenianas”.


No comments:

Post a Comment