November 30, 2024

Os 'media' portugueses querem muito que Putin vença a guerra

 


Zelensky admite cessar-fogo em troca de adesão à NATO, mesmo sem territórios ocupados pela Rússia
 
Expresso
---------

Na realidade, o que Zelensky disse foi:

Zelenskyy afirma que o território ucraniano deveria estar sob a “alçada da NATO” para travar a guerra. O Presidente sugere que a inclusão do território controlado por Kiev no pacto militar ocidental poderia travar a “fase quente” da guerra.

Volodymyr Zelenskyy sugeriu que o território ucraniano sob o seu controlo deveria ser colocado sob o “guarda-chuva da NATO” para tentar travar a “fase quente” da guerra com a Rússia.

Em declarações à Sky News, o presidente ucraniano afirmou que tal proposta “nunca foi considerada” pela Ucrânia porque nunca foi oferecida “oficialmente”.

“Se quisermos parar a fase quente da guerra, devemos colocar sob a alçada da NATO o território da Ucrânia que temos sob o nosso controlo. É isso que precisamos de fazer rapidamente e, depois, a Ucrânia pode recuperar a outra parte do seu território diplomaticamente.

“Esta proposta nunca foi considerada pela Ucrânia porque nunca ninguém no-la ofereceu oficialmente.”

Na mesma entrevista, Zelenskyy afirmou também que qualquer convite deveria ser feito “dentro da sua fronteira internacionalmente reconhecida, não se pode convidar apenas uma parte de um país”.



É completamente diferente de dizer que a Ucrânia troca os territórios pela adesão à NATO. Não troca nada. Aliás, no caso de haver este convite e de se parar esta fase da guerra, os territórios que a Ucrânia conquistou à Rússia, em Kursk, fariam parte da negociação diplomática da devolução de territórios. 
A questão é que os nossos media -jornais e TV- desde a invasão da Ucrânia há quase 3 anos falam como se fosse evidente que Putin ganhou a guerra e que a Ucrânia é irrelevante. 
Há um par de dias, por acaso, passei pelo canal da SIC Notícias e ouvi, " A Ucrânia está cada vez mais debilitada e já se diz que a Rússia vendeu o Ocidente". Isto, apesar da economia russa estar nas lonas, apesar de perderem 1200 homens por dia, apesar da indústria do petróleo ter prejuízos brutais, apesar de estarem isolados internacionalmente, apesar de terem que ir pedir ajuda a talibãs, etc. 
Não sei. Quem manda nos canais e jornais tem uma espécie de atracção homoerótica, como diz Boris Johnson de Trump e Musk, por homens autoritários, como Putin? É por isto que não vejo a TV portuguesa. Falam sempre com uma 'agenda', como dizem os americanos.

No comments:

Post a Comment