Em 200 escolas mas em Janeiro poderá estender a medida às outras todas.
Portugal está a experimentar um compromisso, introduzindo um certo número de dias sem telemóveis nas escolas todos os meses Hã...? Nunca ouvi falar disto... o que me parece é que estamos muito atrasados a tomar medidas nest domínio e que com isso estamos a prejudicar os alunos e as aulas.
@GlobeEyeNews
Ao anunciar o ensaio na terça-feira, a ME em exercício, Nicole Belloubet, disse que o objetivo era dar aos jovens uma “pausa digital”. Se a experiência for bem sucedida, a proibição será introduzida em todas as escolas a partir de janeiro, afirmou Nicole Belloubet.
Uma comissão criada pelo Presidente Emmanuel Macron manifestou a sua preocupação com o facto de a exposição excessiva das crianças aos ecrãs estar a ter um efeito prejudicial na sua saúde e desenvolvimento.
Um relatório de 140 páginas, publicado em Março, concluiu que existe “um consenso muito claro sobre os efeitos negativos diretos e indirectos dos dispositivos digitais no sono, no sedentarismo, na falta de atividade física e no risco de excesso de peso e mesmo de obesidade (...), bem como na visão”.
O relatório afirma que a “hiper” utilização dos telemóveis e de outras tecnologias digitais não é apenas prejudicial para as crianças, mas também para “a sociedade e a civilização”.
O relatório recomenda que a utilização de telemóveis pelas crianças seja controlada por fases: não ter telemóveis antes dos 11 anos, telemóveis sem acesso à Internet entre os 11 e os 13 anos, telemóveis com Internet mas sem acesso às redes sociais antes dos 15 anos.
O relatório sugere ainda que as crianças com menos de três anos não devem ser expostas de todo a dispositivos digitais, que “não são necessários para o desenvolvimento saudável da criança”.
“Temos de pôr a ferramenta digital no seu lugar. Até aos seis anos de idade, pelo menos, uma criança não precisa de um dispositivo digital para se desenvolver”, afirmou Servane Mouton, neurologista e neurofisiologista que fez parte da comissão. “Temos de voltar a ensinar os pais a brincar com os filhos.
Em fevereiro deste ano, o governo de Westminster emitiu orientações não obrigatórias que diziam que as escolas em Inglaterra deviam proibir a utilização de telemóveis durante todo o dia escolar, mas que cabia aos diretores e responsáveis individuais decidir sobre a sua política de utilização de telemóveis.
Portugal está a experimentar um compromisso, introduzindo um certo número de dias sem telemóveis nas escolas todos os meses, enquanto em Espanha as escolas de algumas regiões autónomas impuseram uma proibição, mas não existe uma proibição a nível nacional.
No comments:
Post a Comment