August 12, 2024

Bangladesh - No Jews, no news





DHAKA/NOVA DELHI, 8 Ago (Reuters) - Centenas de hindus do Bangladesh tentaram, sem sucesso, fugir para a Índia esta semana, depois de muitas casas e empresas da comunidade minoritária terem sido vandalizadas na sequência do derrube da primeira-ministra Sheikh Hasina.
O Conselho de Unidade Hindu Budista Cristã do Bangladesh declarou que 45 dos 64 distritos do país tinham sido alvo de ataques a casas, empresas ou templos maioritariamente hindus esta semana. Segundo o Conselho, um professor foi morto e 45 outras pessoas ficaram feridas.
Os hindus representam cerca de 8% dos 170 milhões de habitantes do Bangladesh, de maioria muçulmana, e têm tradicionalmente apoiado em grande medida o partido de Hasina, a Liga Awami, que se identifica como largamente secular, em vez do bloco da oposição, que inclui um partido islamista de linha dura.
Hasina refugiou-se na Índia, depois de ter fugido do país na segunda-feira, face aos protestos em massa contra aquilo a que os críticos chamaram o seu governo autoritário - provocando a ira de alguns bengaleses contra o seu vizinho.
Segundo a população local, muitas pessoas que vivem perto da Índia estão a tentar fugir, mas enfrentam resistência de ambos os lados. Ambos os países afirmaram ter reforçado o patrulhamento da fronteira desde a violência.
Mohammad Rakibul Hasan, um funcionário da administração local do distrito de Thakurgaon, no noroeste do Bangladesh, disse que cerca de 700-800 hindus tentaram fugir para a Índia na quarta-feira à noite, depois de algumas das suas casas terem sido atacadas e saqueadas.

https://www.reuters.com/world/asia-pacific/hindus-bangladesh-try-flee-india-amid-violence


No comments:

Post a Comment