July 29, 2024

Harry & Snowman





Harry deLeyer

Harry deLeyer cresceu a trabalhar na quinta da sua família na Holanda. A Segunda Guerra estalou quando tinha 14 anos. Logo após a guerra acabar Harry casa e emigra com a sua mulher para os Estados Unidos, onde lhe foi oferecido um emprego como instrutor de equitação na exclusiva Knox School, em Long Island, Nova Iorque, uma escola para raparigas da alta sociedade. 

Um dia, foi a um leilão de cavalos. Nessa época faziam-se leilões de cavalos de trabalho cujos donos já não os queriam. Os que não se vendiam iam diretamente para o matadouro, para carne de cão. Harry teve um furo no carro e quando chegou já o leilão tinha acabado e estavam a carrregar os cavalos para o matadouro. Harry foi atraído para um cavalo branco que parou e olhou-o nos olhos e criaram logo ali uma ligação, que durou até à morte. Harry comprou-o por 80 dólares, todo o dinheiro que tinha.

Snowman

Snowman era um cavalo de trabalho de arado de uma família Amish que foi enviado para o leilão com 13 anos de idade, onde conheceu Harry de quem nunca mais se quis afastar. Passados uns meses de Harry o comprar, um amigo de uma quinta perto pediu-lhe para lhe vender o cavalo para dar de presente ao filho e Harry vendeu-o. Na manhã seguinte o cavalo estava à porta de Harry. Tinha saltado as vedações. Puseram as vedações mais altas. Passado um dia o cavalo tinha voltado. Puseram-lhe um pneu no fim da corda para acrescentar peso e impossibilitar os saltos. Passados dois dias estava de volta. Foi assim que Harry percebeu que o cavalo era um saltador. Harry recomprou o cavalo e nunca mais o vendeu.

Snowman era um cavalo dócil, que passou a fazer parte da família. Os oito filhos de Harry montavam-no, brincavam com ele e ele deixava que lhe fizessem tudo.

 
Harry & Snowman 

Passados dois anos de ter comprado o cavalo, Snowman ganhou a Tripla Coroa de Saltos de 1958 - Cavalo do Ano da American Horse Shows Association, Campeão da Professional Horseman's Association e Campeão do Jubileu de Diamante do Madison Square Garden. Durante uns dez anos ganhava tudo e mais alguma coisa em que entrava. Harry ensinou-o a saltar mas Snowman decidia muito da sua técnica sozinho.

Snowman apareceu no programa de TV mais popular da década de 1960, To Tell the Truth e em Who Do You Trust com Johnny Carson. Tinha o seu próprio clube de fãs, foi retratado duas vezes na revista Life e foi objeto de três livros best-sellers, incluindo o best-seller do NY Times de 2011, The Eighty-Dollar Champion.

Snowman retirou-se das competições em 1962 para a quinta de Harry em Long Island, onde viveu em liberdade e acarinhado até à sua morte em 1974. Escolas faziam excursões à quinta de Harry para as crianças conhecerem Harry e o cavalo. Tinham um enorme clube de fãs. Foi introduzido no Hall da Fama dos Saltos de Obstáculos em 1992.

A carreira de Harry foi catapultada por Snowman e ele tornou-se num dos cavaleiros e treinadores de maior sucesso na América. Representou os Estados Unidos no Campeonato do Mundo na Suécia em 1983 e foi reconhecido pela Fundação Equestre dos Estados Unidos com uma Medalha de Honra Pegasus em 2002 pela sua contribuição vitalícia para o desporto.

Quando este filme-documentário estreou tinha 85 anos. Chamavam-lhe o 'Avô Galopante', ainda montava e treinava, a partir da sua quinta na Virgínia. Morreu em 2021.

Este filme-documentário é muito bom. Acompanha a vida de ambos, com imagens e entrevistas a Harry deLeyer, aos filhos, a alunas da Knox School, a amigos e pessoas do mundo do hipismo. 

O mais bonito de tudo é mostrar a profunda relação de amizade e entendimento que Harry e Snowman tinham um com o outro e que durou até à morte. Harry libertou e salvou Snowman, deu-lhe uma família, uma vida de afecto e de alegrias. Snowman deu a Harry uma amizade duradoura, uma possibilidade de vida de sucesso como imigrante nos EUA naquilo que ele amava fazer desde muito cedo na Holanda: viver com cavalos, trabalhar com cavalos.

Um underdog + um underdog = um conjunto de vencedores da vida. Ambos seres inteligentes, combativos, cheios de coragem e valor. Impossível não gostar.

No comments:

Post a Comment