July 11, 2024

Enquanto não caírem coisas na Rússia, os russos não percebem o que estão a fazer à Ucrânia

 


Rússia tentou matar CEO de empresa que fornece armas à Ucrânia, diz imprensa norte-americana


A CNN e o New York Times avançam que os serviços secretos norte-americanos descobriram que a Rússia planeava assassinar o CEO da fabricante de armas alemã Rheinmetall.

O plano para matar o CEO da Rheinmetall, Armin Papperger, fazia parte de uma série de planos semelhantes do governo russo para assassinar executivos da indústria da defesa europeia que apoiassem os esforços de guerra da Ucrânia, noticiou a CNN, citando cinco responsáveis norte-americanos e ocidentais que disseram que o plano foi descoberto este ano.

Os Estados Unidos informaram a Alemanha, diz o artigo da CNN, que acrescenta ainda que os serviços de segurança alemães foram capazes de proteger Papperger.

A Rheinmetall, um dos maiores produtores de artilharia e munições para tanques, começou a aumentar a produção desde o início da invasão russa da Ucrânia em 2022. Em Maio de 2023, anunciou a criação de um consórcio com o conglomerado do estado ucraniano Ukroboronprom para construir e reparar tanques na Ucrânia. O antigo Presidente russo, Dmitry Medvedev, um aliado próximo de Vladimir Putin, disse que a Rússia retaliaria, atingindo quaisquer instalações que a Rheimetall colocasse na Ucrânia.

No comments:

Post a Comment