July 26, 2024

Camas em casernas são "soluções de alojamento" para professores?

 


A um professor basta-lhe uma cama para dormir numa caserna ou num dormitório de um convento? Ou a profissão de professor já implica não ter vida própria, privacidade, vida social, etc.? 

É isto que chama soluções?

As câmaras têm muitos prédios. Porque não mandam arranjar três ou quatro prédios destinados a professores, médicos, políticos, juízes e outros deslocados da FP, como têm outros países? Só imitamos o que não interessa.

----------

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) está à procura de “soluções de alojamento nas áreas com maior carência de docentes” e entrou já em contacto com dioceses, autarquias, instituições da sociedade civil, entre outras, de forma a fazer face ao problema com a habitação que os professores deslocados enfrentam. A notícia é avançada esta quinta-feira pela Renascença e foi confirmada pelo PÚBLICO junto do MECI. À saída de uma reunião negocial com o ministério, o líder da Fenprof, Mário Nogueira, disse ter alertado o Governo para a necessidade de criar “habitações minimamente dignas” para os professores, sem os pôr a “viver ao monte, em quartos, casernas ou em salas de retiro”.

“Estão a ser contactadas as dioceses das áreas mais carenciadas, assim como autarquias, instituições da sociedade civil, instituições militares e outras, além do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). O Ministério da Educação, Ciência e Inovação está empenhado em encontrar soluções de alojamento nas áreas com maior carência de docentes para apoiar os professores que delas possam necessitar”, resume a tutela em resposta escrita enviada ao PÚBLICO.

Questionado sobre as dificuldades dos docentes em conseguir alojamento a um preço digno nas zonas do país com maiores carências, Fernando Alexandre admitiu que “os custos de alojamento, seja para estudantes do ensino superior, seja para professores, seja para médicos, seja para enfermeiros, seja para polícias, nas grandes áreas metropolitanas, são um problema porque os preços de habitação subiram muito”.

No comments:

Post a Comment