July 12, 2024

Biden e o partido democrático: como dar tiros nos pés?




Biden engana-se e chama Trump a Kamala e Putin a Zelensky... não me parece nada de grave, mas tendo em conta o que se passou no debate com Trump isso agora é explorado até à exaustão. No entanto, Trump passa o tempo a cometer gafes -para não falar de que é um criminoso condenado- e ninguém parece importar-se...

Porque é que não me parece nada de grave? O facto de Biden estar com uma idade avançada, não significa que não tenha a cabeça a funcionar bem, só significa que se cansa com facilidade e, como sabemos, o efeito do cansaço na linguagem é uma das primeiras evidências. Os meus alunos, quando chegam ao fim do ano, cometem erros de distração e de linguagem que não cometem no início; eu mesma, quando tenho aulas à tarde, dou comigo, de vez em quando, a ter dificuldade em lembrar-se de uma palavra ou a trocar uma palavra por outra. Ora, nem os meus alunos nem eu temos o equivalente ao cansaço e ao stress que tem um Presidente dos EUA, por força do cargo. Nem a idade. Nem de perto nem de longe. Portanto, é normal que ele evidencie na linguagem esse cansaço: está a pensar em adversário político e sai-lhe o nome de Trump; está a pensar em inimigo na guerra e sai-lhe o nome de Putin. Os próprios não valorizaram isso, porque é que o partido democrático valoriza? Querem perder as eleições?

A mim o que me parece preocupante é acontecer dar-lhe um badagaio a meio do mandato o que, dado a sua idade e as exigências do cargo, começa a ser mais provável que improvável.

Também me parece que Biden devia ter dado lugar a alguém mais novo -mesmo tendo em conta que, de facto, ele é a pessoa mais qualificada para o cargo-, porque é um cargo de uma grande exigência física, logo também mental. Mas para que isso tivesse acontecido, o partido dele devia ter pensado e preparado isso no ano passado. Agora, faltam 4 meses para as eleições. É tarde para reverter a situação, sobretudo porque Biden quer continuar. Então, em vez de andarem a massacrá-lo e a dar tiros nos pés, juntando as vozes aos opositores, deviam unir-se em torno dele e da vice-presidente para conseguirem a sua reeleição. 


Biden mostra-se mais forte. Mas volta a cometer uma gafe: refere-se a "vice-presidente Trump"


O presidente dos EUA foi esta madrugada confrontado com uma série de perguntas sobre o seu estado de saúde e capacidade para continuar na corrida presidencial. Mas a dada altura volta a enganar-se. Foi a segunda vez no dia.

"Sou a pessoa mais qualificada para me candidatar à presidência" dos EUA. 

No comments:

Post a Comment