May 05, 2024

Estragam as instituições e depois vão-se embora a assobiar




Situação caótica da SCML choca ministra

Sonegação de informação, ruptura de tesouraria, novas contratações, aumento de despesas com pessoal, decréscimo de receita de jogos sociais, são alguns dos fundamentos que a ministra vai apresentar na AR.

No primeiro mês de exercício, Maria do Rosário Palma Ramalho pediu informações à provedora da Santa Casa, mas foi também fazendo o trabalho de casa com a análise dos dados disponíveis e chegou à conclusão de que era preciso agir rapidamente para evitar uma situação de rotura na Misericórdia de Lisboa.

Da análise feita às contas da SCML, verifica-se que o saldo orçamental total tem uma tendência negativa desde o ano de 2020, estimando-se para o fecho das contas de 2023 (ainda por fazer), um saldo negativo de 33 milhões e 100 mil euros. Para justificar estes números, para além do buraco financeiro gerado pela Santa Casa Global (responsável pela internacionalização da atividade), os documentos analisados concluem que as despesas com pessoal aumentam em relação a 2023, ultrapassando os 60% da despesa total. O saldo positivo de tesouraria que, no entanto, se verificou, só foi alcançado graças a apoios do estado, com transferência direta do Instituto da Segurança Social no valor de 35 milhões de euros.

Outro fator a causar alarme é a crescente delapidação do saldo de tesouraria da SCML, ou seja, da reserva de segurança da instituição. Da análise dos documentos, conclui-se que as reservas diminuíram de 217 milhões de euros em 2019, para apenas 41 milhões em 2022. A situação de provável rotura de tesouraria foi reconhecida pela mesa há cerca de um ano. A tudo isto acresce a estimativa do decréscimo da receita dos jogos sociais em 2024 em 14%, como o Nascer do SOL noticiou na última edição.

As contratações de Ana Jorge

Durante o seu ano de mandato, Ana Jorge fez algumas nomeações de pessoas de sua confiança para ocuparem cargos dirigentes. Alguns deles já no período de gestão do anterior Governo e a escassos dias das eleições.

No comments:

Post a Comment