Esta aguarela delicadamente representada da asa de um pássaro morto é apenas um dos numerosos estudos pormenorizados do mundo natural de Albrecht Dürer. Sendo um artista prolífico, Dürer fez pinturas e gravuras dos temas bíblicos e mitológicos, mas também prestou atenção ao pormenor e ao mundano. Detalhou um pedaço de ervas daninhas, uma lebre sentada e trémula e a asa de um pássaro morto. Para ele, a beleza e a ordem do mundo natural reflectiam a própria beleza e ordem do divino.
O pormenor desta pintura permite ver como as penas mais curtas se sobrepõem às mais compridas, como, à medida que se aproximam do osso, as penas verdes se tornam mais numerosas e felpudas e como as penas castanhas junto ao peito pendem em tufos. Podemos contar cada pena e pluma e até ver o sítio onde as farpas da pena se separaram ligeiramente. O cerúleo e o turquesa brilhantes contrastam com o castanho quente e o vermelhão, criando um equilíbrio visual agradável.
Elissa Yukiko Weichbrodt
Aguarela e guache sobre velino, 20 x 20 cm
Graphische Sammlung Albertina, Viena
512 anos tem esta pintura e não perdeu nada da sua força original. Os grandes, grandes artistas, juntam uma técnica precisa a uma visão intemporal.
No comments:
Post a Comment