May 21, 2024

Aniversários - Dürer



Esta aguarela delicadamente representada da asa de um pássaro morto é apenas um dos numerosos estudos pormenorizados do mundo natural de Albrecht Dürer. Sendo um artista prolífico, Dürer fez pinturas e gravuras dos temas bíblicos e mitológicos, mas também prestou atenção ao pormenor e ao mundano. Detalhou um pedaço de ervas daninhas, uma lebre sentada e trémula e a asa de um pássaro morto. Para ele, a beleza e a ordem do mundo natural reflectiam a própria beleza e ordem do divino.

O pormenor desta pintura permite ver como as penas mais curtas se sobrepõem às mais compridas, como, à medida que se aproximam do osso, as penas verdes se tornam mais numerosas e felpudas e como as penas castanhas junto ao peito pendem em tufos. Podemos contar cada pena e pluma e até ver o sítio onde as farpas da pena se separaram ligeiramente. O cerúleo e o turquesa brilhantes contrastam com o castanho quente e o vermelhão, criando um equilíbrio visual agradável.

A imagem poética das asas das aves, como a que Dürer representa, é também especificamente invocada em Deuteronómio 32:11 para descrever o cuidado de Deus pelo povo de Israel. Apesar da sua aparente suavidade e fragilidade, as penas estão equipadas de forma única para proteger as crias de uma série de ameaças. Cada um dos diferentes tipos de penas que Dürer pinta com tanto cuidado é responsável por proteger as crias dos vários perigos dos predadores, do calor, do frio e da chuva. E se Deus já deu tanta atenção aos pardais do campo (Mateus 6,26-27), quanto mais dará aos seus filhos?

Elissa Yukiko Weichbrodt
 

Albrecht Dürer, Asa de um Rolo Europeu (1512)

Aguarela e guache sobre velino, 20 x 20 cm

Graphische Sammlung Albertina, Viena 

512 anos tem esta pintura e não perdeu nada da sua força original. Os grandes, grandes artistas, juntam uma técnica precisa a uma visão intemporal.

No comments:

Post a Comment