April 14, 2024

Para quem gosta de Bell Witch

 

Bell Witch é uma banda de metal doom como se percebe logo desde o início desta música. O disco tem cerca de uma hora e meia com duas partes, As Above e So Below (esta a começar aos 48:03 minutos) . Começa com o som de sinos e um tom de beat profundo que lhe dá a atmosfera apocalíptica, mas depois evolui para uma espécie de coro a evocar uma espiritualidade de rituais e de monges numa atmosfera nostálgica e melancólica. É uma música com texturas densas e por vezes cavernosas. 
Na 2ª parte tem a voz de Adrian Guerra, co-fundador da banda e baterista, que morreu em 2016, com 36 anos, de um problema do coração, um ano antes deste album sair. Li que foram buscar gravações não usadas no album anterior e incluíram-nas aqui.
O álbum é muito longo e a evolução é tão lenta que em vez de despertar emoções, desperta um estado de consciência meditativa, tal como as pinturas de Rothko, onde parece que nada se passa. Aliás, quando penso que são pessoas que estão a tocar a música, parece-me que devem estar num estado de consciência alterada para tocarem esta atmosfera intercalada de suspensão e abismo.

👉 Para os amantes de Bell Witch: a banda vem tocar no SWR Barroselas Metalfest, que tem lugar entre os dias 24 e 27 de Abril de 2024, em Barroselas, Viana do Castelo.  Se eu tivesse outra idade não perdia a oportunidade de ir ouvi-los tocar o album mais recente, Future’s Shadow Part 1: The Clandestine Gate. Se o som deles no portátil é assim, imagine-se o que será estar imerso nesta atmosfera. 


No comments:

Post a Comment