April 28, 2024

Eleições para o Parlamento Europeu

 


Tenho andado a ler o programa dos grupos que constituem o PE, a pesquisar quem são as pessoas que os lideram e que partidos/forças os integram de cada país, porque não apenas as ideias importam, mas também as pessoas que lideram e constituem os grupos que têm que merecer a nossa confiança, quanto à sua integridade e competência. Até respondi a um inquérito que anda aí na internet que, com base nas nossas respostas indica qual são os partidos que mais se aproximam das nossas causas e valores. Nesse inquérito o meu resultado inscreve-se em mais que um grupo, porque a defesa da liberdade e dos direitos das pessoas põe-me num grupo, mas a defesa dos direitos do trabalho põe-me noutro.

Enfim, do que li até agora o grupo que está mais próximo dos meus critérios de escolha é o Renew Europe e acresce que tem líderes a quem reconheço valor. Fui ver qual é o partido português que o integra. Até agora nenhum deputado português está lá representado mas a IL é o partido que o integra. Vou continuar a investigar e acompanhar o que se passa no PE -a Euronews tem uma programa interessante em que analisa o que se aprova no PE e as propostas apresentadas, com todos os grupos lá representados e também há a imprensa estrangeira- mas o meu sentido de voto está orientado. A não ser que surjam razões para mudar, vou votar para o Renew Europe Group.








No comments:

Post a Comment