April 09, 2024

A Nicarágua infiltrada por gente do Hamas


A Nicarágua quer obrigar a Alemanha a dar dinheiro à UNRWA com o argumento que é por causa da falta desse dinheiro da Alemanha que os palestinianos estão em perigo de genocídio em Gaza... ridículo... e querem também que o tribunal obrigue a Alemanha a não apoiar Israel, nomeadamente proibindo a venda de armas. A Nicarágua infiltrada por gente do Hamas.

A  Aljazeera está a transmitir em directo a defesa da Alemanha no Tribunal de Haia.


Nicaragua seeks to halt German arms exports to Israel at World Court

A Nicarágua pediu ao Tribunal Internacional de Justiça, na segunda-feira, que ordenasse à Alemanha que suspendesse as exportações de armas militares para Israel e retomasse o financiamento da agência de refugiados palestinianos da ONU, UNRWA, dizendo que existe um sério risco de genocídio em Gaza.
O embaixador da Nicarágua, Carlos José Arguello Gomez, disse ao tribunal que Berlim violou a Convenção sobre o Genocídio de 1948 ao continuar a fornecer armas a Israel, depois de os juízes do TIJ terem considerado plausível que Israel tenha violado alguns direitos garantidos pela Convenção sobre o Genocídio durante o seu ataque a Gaza
"Não há dúvida de que a Alemanha (...) estava bem ciente, e está bem ciente, de pelo menos o sério risco de genocídio ser cometido" na faixa de Gaza, disse Arguello Gomez.
Arguello Gomez disse aos juízes que Berlim está a ignorar as suas obrigações ao abrigo do direito internacional ao continuar a prestar assistência militar a Israel.
"Isto tem de acabar", disse Arguello Gomez.
Israel negou as alegações de genocídio e disse que tem o direito de se defender.
O governo alemão rejeitou as alegações da Nicarágua.
"A Alemanha não viola, nem nunca violou, direta ou indiretamente, a Convenção sobre o Genocídio nem o direito humanitário internacional", declarou Tania von Uslar-Gleichen, conselheira jurídica do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, aos jornalistas presentes no TIJ.
A Alemanha tem sido um dos mais firmes aliados de Israel desde os ataques de 7 de outubro, perpetrados por militantes do Hamas, que mataram 1200 pessoas, de acordo com os dados israelitas
É também um dos principais exportadores de armas para Israel, enviando 326,5 milhões de euros (353,70 milhões de dólares) em equipamento militar e armas em 2023, de acordo com dados do Ministério da Economia.
O caso da Nicarágua no TIJ, também conhecido como Tribunal Mundial, baseia-se num processo de genocídio que a África do Sul moveu contra Israel.
Em janeiro, o TIJ considerou plausíveis as alegações da África do Sul de que Israel violou alguns direitos garantidos pela Convenção sobre o Genocídio durante o seu ataque a Gaza e ordenou medidas de emergência, incluindo um apelo a Israel para que ponha termo a quaisquer potenciais actos de genocídio.
A Alemanha e os Estados Unidos estão entre os principais doadores que suspenderam o financiamento da UNRWA após alegações de que cerca de 12 das suas dezenas de milhares de funcionários palestinianos eram suspeitos de envolvimento nos ataques de 7 de outubro. A agência fornece ajuda vital a Gaza, onde muitas pessoas estão atualmente à beira da fome.
Desde então, Berlim retomou o financiamento do trabalho regional da UNRWA na Jordânia, Líbano, Síria e Cisjordânia, mas não da sua secção de Gaza, disse um funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros à Reuters.

No comments:

Post a Comment