Dia 4 de Abril de 1949 foi o dia da Assinatura do Tratado de Washington por 12 países fundadores, entre os quais se inclui Portugal.
A autoridade do Tratado decorre do artigo 51º da Carta das Nações Unidas, que reafirma o direito inerente dos Estados independentes à defesa individual ou colectiva.
"A segurança no nosso quotidiano é fundamental para o nosso bem-estar. O objetivo da NATO passa por garantir a liberdade e segurança dos seus membros através de meios políticos e militares.
POLÍTICOS – A NATO promove valores democráticos e promove entre os seus membros a consulta e a cooperação em matérias relacionadas com a defesa e segurança com vista a resolver problemas, desenvolver confiança e, a longo prazo, evitar conflitos.
MILITARES – A NATO está empenhada na resolução pacífica de litígios. Caso os esforços diplomáticos falhem, a NATO conta com poder militar para realizar operações de gestão de crises. Estas são realizadas no âmbito da cláusula de defesa coletiva do tratado de fundação da NATO – Artigo 5º do Tratado de Washington ou no âmbito do mandato das Nações Unidas, individualmente ou em cooperação com outros países e organizações internacionais.
Todos os dias, os países membros realizam consultas e tomam decisões em matéria de segurança a todos os níveis e em diversas áreas.
Uma "decisão da NATO" é a expressão da vontade coletiva dos 32 países membros, uma vez que todas as decisões são tomadas por consenso."
Today is #NATO’s 75th anniversary.
— Kaja Kallas (@kajakallas) April 4, 2024
NATO, the most successful defence alliance, secures freedom for 32 nations.
NATO doesn't threaten Russia, it exists to defend allies from it.
For peace in Europe, we need Ukraine in NATO, as grey zones fuel conflict and wars.#1NATO75years pic.twitter.com/We8OV5k60I
Salazar detestava a Rússia e os comunistas.
ReplyDeleteParece-me que nisso tinha razão, não?
Delete