April 23, 2024

A diferença que faz um bom profissional e de como não é preciso gastar muito dinheiro para andar bem calçado

 

Quando precisei de sapateiro é que soube que o meu se tinha reformado. Indaguei e falaram-se de um sapateiro aqui perto. Disseram-me que era uma porta de madeira, que se calhar estava meio fechada mas que batesse à porta porque de manhã ele estava lá sempre a trabalhar. Bem, lá dei com a porta e bati. Entrei numa sala/oficina e senti-me recuar 200 anos a uma história de Dickens: uma sala castanho-escuro mal iluminada, cheia de maquinetas geringonçadas de antes da revolução industrial, um cheiro intenso a couro macio e a óleos, uma mesa enorme com materiais, formas de sapato em madeira espalhadas por todo o lado em prateleiras. Um homem de uns cinquenta e tal anos anos, o rádio ligado no canal da música clássica - uma coisa comum nesta cidade. 

Mostrei-lhe os sapatos - estes da fotografia. Um deles estava a descolar-se de um dos lados. O homem agarrou nos sapatos, puxou um bocadinho a sola de um e ela descolou-se toda. Depois fez o mesmo ao outro, que não parecia estar a descolar-se. Depois mostrou-me a sola -que era daquelas tipo roda de tractor- partida em dois sítios, como se a tivesse esfaqueado. 'Isto é uma pena, porque o sapato é de pele bastante boa. Quem o fez sabe tratar a pele mas não percebe nada da estrutura de uma sola'. Pôs a sola numa maquineta e disse-me que me desbastava as solas e colava uma nova, de maneira que os sapatos haviam de durar muitos anos a andar. O que fez -fui há bocado buscá-los. Levou-me 17 euros! Pôs-me solas novas anti-derrapantes e tratou da pele. Já os usei hoje. Estão como novos. A diferença que faz um bom profissional...

Estes sapatos têm menos de um ano e meio. Sei porque comprei-os para as manifs. de professores e na altura pus esta fotografia no FB - enfim, esse foi o pretexto, porque precisava de uns sapatos baixos para andar. De facto são confortáveis, mas não volto a comprar sapatos desta marca. Comprei-os em saldo por menos de 150 euros. São sapatos que fora dos saldos custam quase 400 euros. Deviam ser bons. 

Gasto mais dinheiro em sapatos de andar todos os dias que em sapatos de ir a festas, porque ando muito e passo os dias em pé e preciso de bons sapatos, confortáveis. Há marcas de sapatos que fora dos saldos custam o que estes me custaram nos saldos e são excelentes. Algumas são portuguesas, mas não é fácil comprá-las porque só vendem numa ou noutra loja e não vendem online. 

Por exemplo, há uma marca portuguesa de sapatos chamada Dysfunctional. Há anos em que têm sapatos que não gosto, mas há outros que têm sapatos muito giros. A questão é que, todos os sapatos ou sandálias que comprei dessa marca, nunca foram ao sapateiro. Nada. Nem sequer capas nos saltos. Nenhuma deformação, a pele sempre impecável. Estão na mesma como estavam no 1º dia em que os usei. Alguns, andei com eles 5 anos de seguida, durante todo o Outono e Inverno a ir e vir da escola, quase todos os dias. E sandálias também, no Verão. A certa altura canso-me dos sapatos, mas guardo-os porque passados uns anos volto a gostar deles e a usá-los. 

É por isso que não costumo precisar de ir ao sapateiro. Conheço umas 4 ou 5 marcas de sapatos que são excelentes sem serem muito caras e sou fiel a essas marcas porque elas são fiéis à qualidade e não apenas ao lucro fácil.

No comments:

Post a Comment