March 11, 2024

O voto no PS foi um voto geracional?

 



Os votantes no PS são os idosos? Mais do que a surpresa do Chega ter conseguido 50 deputados foi a de o PS ainda ter 70 e muitos deputados, depois de ter passado os últimos 5 anos a fazer tiro ao alvo aos portugueses: na saúde dos portugueses, na educação, na justiça, na habitação, no nível de vida, nos preços da alimentação, etc.
Dado a baixa abstenção e dado que os outros partidos tiveram mais ou menos as mesmas votações que em 2022, os que saíram agora de casa para ir votar, foram os que ainda deram 70 e tal deputados ao PS: os seniores (os jovens saíram do país), que costumavam ficar em casa no quentinho e abster-se. Saíram e foram todos votar no PS com medo do Chega, um partido cujos apoiantes estavam infiltrados... no PS... e que nestas eleições se transferiram para o Chega: quarenta deputados da bancada do PS passaram directamente para a do Chega. 
Agora, temos uma situação que vai ser, ou um desperdício de tempo (e dinheiro) ou muito interessante. Depende da capacidade e habilidade políticas de quem vai governar - mas o PS que se acautele com isso de ser um partido de votantes seniores, porque os seniores que saíram todos dos lares para ir votar vão desaparecendo, pela lógica da vida e agora o Chega, em grande parte por responsabilidade do PS, desenguiçou uma base de apoio.

No comments:

Post a Comment