March 01, 2024

Não é suposto os jornalistas verificarem as informações antes de publicá-las em papel?

 

Por acaso, vi este título, Bolsonaristas em Portugal, ontem na capa de um jornal, numa tabacaria. Achei estranho, mas lá estava, em letras grandes. Não é suposto os jornalistas verificarem as informações antes de publicá-las em papel?


Campanhas de desinformação com origem internacional chegam a Portugal para condicionar eleições


Publicidade nas plataformas da Google tinha como alvo PS e PSD. Trata-se do primeiro caso registado de uma interferência externa através de desinformação online em eleições portuguesas.

Uma campanha de desinformação através de vídeos com mensagens dirigidas contra o PS e o PSD esteve activa nas plataformas da Google durante cerca de 48 horas. Pela primeira vez numa campanha eleitoral em Portugal, há suspeitas de uma alegada interferência externa de modo a influenciar o eleitorado, segundo o observatório da desinformação do MediaLab do Iscte em parceria com a Agência Lusa. Estes dois vídeos identificados pelos investigadores do MediaLab marcam uma mudança do paradigma da desinformação em Portugal.

Um dos vídeos foi publicado num canal com o nome Bolsonaristas em Portugal e tinha como objectivo relacionar dirigentes do Partido Socialista com casos de corrupção, apresentando artigos descontextualizados para tentar dar credibilidade ao vídeo curto que aparecia como anúncio na plataforma de vídeo YouTube e noutros sites que usam os serviços de publicidade da Google, incluindo o jornal A Bola.

publico.pt


No comments:

Post a Comment