March 15, 2024

Centeno mandou fazer um índice de bem-estar alfaiate para dizer que os portugueses gostam de estar pobres




O espertalhão manda que se compare a esperança de vida e o tempo de lazer entre Portugal e 4 países escolhidos a dedo. O tempo de lazer ignora que somos um país de reformados e que os 4 países escolhidos a dedo são países da Europa do Leste, países de gente nova que trabalha. Na Polónia a idade média são 40 anos, por exemplo. A média de idades da europa são 44,5 anos, em Portugal são 47. Uma diferença abissal.

A esperança de vida ignora que esses 4 países saíram há relativamente pouco tempo da URSS, de situações em que os índices de desenvolvimento eram baixos, como acontece em todos os países colonizados pela URRS, que só em 2004 entraram na UE e que têm agora milhões de refugiados ucranianos (a Polónia sobretudo) a fazer baixar a esperança média de vida.

Centeno sabe que mandou fazer um índice enviesado? Claro que sabe, mas fez na mesma para concluir que em Portugal as pessoas não se importam de ser pobrezinhas, porque em Portugal os pobrezinhos vivem como os ricos dos outros países, com imenso bem-estar. 

Só não se percebe porque é que sua excelência espertalhona não se empobrece a si mesmo, já que essa é a sua receita para o bem-estar e vida longa. Ah, ele não quer ter bem-estar. É um daqueles portugueses que saca um salário de 20 mil euros por mês mais alcavalas, como sacrifico em nome dos portugueses...

São estes indvíduos que nos governam. Nem um indivíduo da extrema-direita defenderia isto. Espera lá... por acaso, Salazar defendia esta doutrina dos portugueses serem pobrezinhos mas felizes.

Bem-estar dos portugueses é maior que em 4 dos países mais ricos na UE


Banco de Portugal publica novo indicador que mede nível de vida, que vai além do PIB per capita. País melhorou lentamente desde 1995, mas continua no grupo dos 12 piores.

Por exemplo, está-se melhor (bem-estar mais elevado) em Portugal do que na Polónia, Estónia, Lituânia ou República Checa, tudo países com PIB per capita superior ao nacional, mostra a nova pesquisa com a chancela do BdP.
Ou seja, Portugal pode ser mais pobre (em termos de PIB per capita) quando se compara com estes quatro países, mas o nível de vida dos portugueses medido pelo índice de bem-estar é claramente superior ao dos polacos, estónios, lituanos e checos.


No comments:

Post a Comment