March 21, 2024

Cada cavadela, uma minhoca

 

Políticos e amigos de políticos: desvios de fundos, ajustes directos fraudulentos, tráfico de influências para negócios ruinosos e outros roubos. Não são crimes sem vítimas. Mas os únicos que pagam estas factura como se fossem os responsáveis, somos nós. Depois acham estranho o milhão de votos do Chega.


Empresário Manuel Serrão e jornalista Júlio Magalhães alvos de buscas da PJ


Em causa uma investigação relacionada com o recebimento de 38,9 milhões de euros do FEDER. Presidente do Compete, que tem a maior fatia do envelope de fundos europeus para empresas, também é suspeito.

O Compete 2030 tem o envelope mais volumoso dos 12 programas que integram o Portugal 2030. Também é aquele que mais directamente distribui fundos de coesão para investimento em projectos de empresas. Ao todo, terá uma dotação de 3905 milhões de euros, dos quais a principal fatia (3505 milhões) vem do FEDER.

Em comunicado, a Polícia Judiciária diz que estão em causa "fortes suspeitas da prática dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, fraude fiscal qualificada, branqueamento e abuso de poder" nesta operação, que baptizou como Maestro.

"Através de 14 projectos co-financiados pelo FEDER, executados entre 2015 e 2023, os suspeitos lograram obter, até ao momento, o pagamento de incentivos no valor global de, pelo menos, 38,9 milhões de euros", revela a mesma nota informativa, adiantando que da investigação em curso resultaram ainda fortes suspeitas do comprometimento de funcionários de organismos públicos, com violação dos respectivos deveres funcionais e de reserva.


No comments:

Post a Comment