@DmytroKuleba
A Rússia foi expulsa da Comissão do Danúbio, com efeitos a partir de hoje. O isolamento internacional do Estado agressor continua a aumentar.
A Comissão do Danúbio, uma das organizações internacionais mais antigas do mundo, decidiu na sua 100ª sessão jubilar, em dezembro passado, durante a primeira presidência ucraniana, que as acções da Rússia eram incompatíveis com a Convenção de Belgrado.
A Rússia tinha até 29 de fevereiro para se retirar da organização por si própria. No entanto, o agressor não teve a coragem de o fazer. Consequentemente, a partir de hoje, os Estados membros da Comissão deixarão de reconhecer oficialmente os seus compromissos para com a Rússia ao abrigo da Convenção de Belgrado.
Além disso, pela primeira vez na história, a Comissão impôs uma multa à Rússia por não ter pago as contribuições depois de ter sido destituída dos seus poderes nesta organização em março de 2022.
Agradeço à Comissão do Danúbio, aos nossos parceiros do Danúbio e a todos os que ajudaram a tomar esta decisão histórica. Apelo a todas as organizações internacionais para que sigam o exemplo, isolem os diplomatas russos e expulsem a Rússia. Os agressores e os terroristas não têm lugar em nenhum fórum internacional respeitável.
No comments:
Post a Comment