February 28, 2024

Gebalis: um agente de mudança positiva




29 anos, 23 mil casas atribuídas a quem precisa - quase mil casas por ano. Em vez de agredir, ser um agente de mudança positiva.


Há 29 anos a dar casas. A organização que já mudou milhares de vidas

Mais do que estradas, ruas, prédios e carros, as cidades são feitas de pessoas para pessoas. Daí ser tão importante garantir habitação digna e acessível.





As cidades são feitas das pessoas que nelas vivem, mas também por todos aqueles que contribuem diariamente para o seu desenvolvimento, para o crescimento dos bairros, para a integração social e para a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias. Pessoas como os funcionários da Gebalis, que fazem um trabalho quase invisível aos olhos de muitos, mas imprescindível.

Presente em 66 bairros de Lisboa, com cerca de 23 mil casas atribuídas, a Gebalis garante habitação digna a mais de 60 mil pessoas. Criada em 1995, a empresa tem como objetivo fazer a gestão social, patrimonial e financeira dos bairros municipais da capital. O que envolve a gestão do arrendamento, projetos de reabilitação urbana, realojamento de moradores e sobretudo o acompanhamento de proximidade de milhares de pessoas, através de dez gabinetes de intervenção local.

"Um gabinete de intervenção local é composto por técnicos de intervenção local das mais diversas áreas, que por isso mesmo conseguem estabelecer um nível de proximidade adequado junto dos residentes", diz Sandra Almeida, do Gabinete da Gebalis do Oriente.

Relações de confiança

Em muitos dos bairros onde opera, a intervenção da Gebalis começou no decorrer do processo de realojamento dos moradores. Estabelecem-se assim relações de décadas, feitas de total confiança, entre os residentes e os funcionários.

Helena Gomes, do Gabinete da Gebalis do Bairro Padre Cruz, refere como nesse bairro o processo de acompanhamento já corre ao longo de 13 anos e descreve o impacto dessa parceria.

"Os técnicos da Gebalis e da Câmara Municipal fazem entrevistas, tratam de documentos e fazem visitas. Tendo sempre em consideração a mobilidade, saúde e idade dos moradores… e a partir daí propõe a melhor solução", conta.

Por sua vez, as equipas Gebalis, de cada gabinete, servem de ligação entre os moradores dos bairros municipais e as diferentes entidades que intervêm no território sob gestão da empresa.

"Nestes balcões de atendimento, os nossos moradores podem tratar de assuntos relacionados com a sua habitação, como, por exemplo, a atualização do agregado familiar ou a reavaliação das rendas, em caso de desemprego. Podem também aqui sinalizar algumas anomalias do edificado, uma vez que fazemos a gestão do arrendamento, mas também do património da Câmara Municipal de Lisboa", partilha Helena Saragoza, do Gabinete da Gebalis do Bairro Ameixoeira.

Apoiar quem mais precisa

Desta forma, o trabalho da Gebalis vai além da gestão de habitações, prestando especial atenção às necessidades e dificuldades dos moradores. O que se pretende é uma melhoria da qualidade de vida das famílias mais vulneráveisatravés de recursos de apoio como o Banco de Bens.

"Os bens doados destinam-se a agregados familiares e instituições sediadas nos nossos bairros em situação comprovada de carência", explica António Isabel, do Gabinete de Fiscalização Residencial.

Dia após dia, pela cidade de Lisboa, as equipas incansáveis dos gabinetes da Gebalis melhoram assim, um pouco mais, a qualidade de vida de milhares de famílias, a sua integração e sentido de comunidade. Para que todos possam afirmar com orgulho: este é o meu bairro, esta é a minha cidade.

No comments:

Post a Comment