Como distinguir, nas pinturas, Cupidos, putti e querubins?
Vénus sobre as Ondas, de François Boucher.
O que é um Putto?
Quando se tenta identificar um bebé alado na arte, uma boa pergunta a fazer é: "O que é que aquele bebé está a fazer?" Vamos aplicar isso ao par de bebés alados no topo da pintura.
Estes dois estão a brincar às escondidas com a Maçã Dourada da Discórdia (pode ler mais sobre o simbolismo em Vénus nas Ondas aqui) e roubaram algumas das rosas de Vénus para fazer uma coroa de flores.
Se vir um bebé alado na arte a fazer algo similarmente malicioso, é provável que seja um putto. De facto, como putto é o termo genérico para todos os bebés com asas, seja o que for que se veja um bebé com asas a fazer, é tecnicamente um putto. Mas podemos ser um pouco mais específicos.
Para identificar um Cupido, olhemos para o fundo de Vénus nas Ondas. O que é que este bebé alado ou putto está a fazer? Está a segurar uma aljava de flechas. É o Cupido, o símbolo do putto do amor. Outra forma de identificar um putto é perguntar: "Com quem é que ele está?
Plaque Representing the Virgin of the Immaculate Conception, 1730–1740, Francesco Natale Juvara. Silver; gilt bronze; lapis lazuli, 27 7/16 × 20 1/2 in. Getty Museum, 85.SE.127
Para identificar um querubim, temos de fazer uma mudança de género. Os querubins são putti com conotações religiosas. O que é que os encontramos a fazer? Muitas vezes, estão a voar perto das margens de cenas religiosas na arte, ladeando os piedosos. Em cima, por exemplo, dão testemunho da Virgem Maria, a figura central da placa.
E é isto que precisa de saber sobre os bebés alados! Os putti são bebés alados genéricos, os cupidos são putti com flechas e os querubins são putti com conotações religiosas.
stories@getty.edu.
No comments:
Post a Comment