Escola e Residência de Professores de Fass (2019) por Toshiko Mori (Fass, Senegal)
Pegar numa visão global e localizá-la ao nível da comunidade. Esta escola primária na costa do Senegal, projectada por Toshiko Mori tem uma estrutura circular moldada pela história do terreno.
"O design baseia-se num paradigma vernacular das antigas estruturas de habitação colectiva do Senegal. As escolas padrão naquela área são constituídas por paredes rectangulares de blocos de betão e telhados de metal ondulado - estruturas muito hostis e alienantes extremamente quentes ao sol e incrivelmente barulhentas durante a chuva."
Para a Escola Fass e a Residência dos Professores, Mori foi ao terreno buscar as paredes de tijolo de barro que são suportadas por aço e bambu. As paredes foram depois pintadas de branco para reflectir e não absorver os raios solares. O telhado da escola é uma combinação de bambu e relva, outro elemento que mantém as temperaturas baixas na sala de aula (em Fass as temperaturas ultrapassam regularmente os 40 graus Celsius). A escola, alberga cerca de 300 alunos com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. architecturaldigest
No comments:
Post a Comment