January 20, 2024

Quando as circunstâncias têm tudo para correr mal e correm excelentemente bem




A soprano Lisette Oropesa estava a cantar Sempre Libera a aria de Violetta, de La Traviata de Verdi -era o seu 4º encore- no seu recital no Festival Verdi em Parma, Itália.
Na encenação da ópera, o tenor que interpreta Alfredo está normalmente fora do palco, como se estivesse a cantar para Violetta a partir da varanda exterior. Como era um recital a solo, não havia ninguém para fazer a parte do tenor que responde a Violetta quando ela canta, Sempre Libera. Então, Liu Jianwei, um estudante do Conservatório Giuseppe Nicolini de Piacenza que estava na assistência resolveu cantar a parte do temos e respondeu à Violetta de Oropesa no primeiro compasso. Primeiro surpreendida, depois ficou encantada, o que se vê na sua reacção (que aliás é a de Violetta, na ópera, ao ouvir a voz de Alfredo) e nas palavras: em vez de, O amore, que é a resposta dela ao ouvir Alfredo, canta, O grazie.
Tinha tudo para correr mal e correu bem. E ainda por cima alguém gravou toda a cena. Para nosso prazer. Uma boa maneira de começar o dia.


No comments:

Post a Comment