January 13, 2024

Pequeno gestos simbólicos

 


Hoje, a caminho do mercado, comprei o DN. Um pequeno gesto simbólico de solidariedade, claro, mas acontece que acredito que, se todas as pessoas fizessem, cada uma, um pequeno gesto simbólico na direcção certa, muito problemas não existiam e outros resolviam-se rapidamente.

Esta semana andávamos à procura de um programa cultural interessante para fazer no fim de semana e fomos dar com um que inclui uma visita à mesquita de Lisboa e um almoço tipicamente muçulmano. Muito interessante. Só que o programa vem acompanhado de uma advertência às senhoras: para além de não se poder ir de mini-saia ou de calções e isso, é obrigatório ir com um lenço a cobrir a cabeça. 

Não quero fazer isso quando tantas mulheres no mundo são assediadas, presas, torturadas, espancadas, chicoteadas e mortas por causa de não cobrirem a cabeça. Um pequeno gesto simbólico de solidariedade que não muda a realidade dessas raparigas e mulheres? Talvez, mas lá está: cada um de nós é um agente, por muito pequeno que seja o seu raio de acção e influência e se todas as pessoas fizessem, cada uma, um pequeno gesto simbólico na direcção certa, muito problemas não existiam e outros resolviam-se rapidamente.

Deixa-me ir ler aquele 'recado' aos professores que se vê ali à direita.




2 comments:

  1. Tenho verdadeira empatia pelo professor António Carlos Cortez. Porque fui sua aluna; porque declama especialmente bem e dá à poesia aquela importância de que tantos professores são incapazes; porque atira sem medos e com fundamento, é corajoso; porque também já o vi levar os alunos a conferências e os garotos estão atentos e tiram notas. E sei que, sendo bom professor, é exigente e que esses alunos terão um qualquer trabalho a fazer sobre a conferência a que assistiram. E faço minha a pergunta final do seu artigo de opinião.

    ReplyDelete
  2. Que moda/reforma/experiência/cena/ideologia vem aí como o novo ME:::?

    ReplyDelete