January 09, 2024

Diário de bordo

 

Estou doente. Desde que fiz aquela barbaridade de tratamentos durante um ano e meio, o meu sistema imunitário parece um passador de malha grossa e entre Novembro e Fevereiro não há nada que não passe pelos buracos. Hoje fui de madrugada para Lisboa para fazer várias TACs -controlo da doença oncológica- e vim de lá directamente para o atendimento permanente do Hospor. Três horas no hospital apesar de ter sido logo atendida, mas só têm dois médicos ali na urgência e um técnico no laboratório, etc. Está tudo em obras e estão a funcionar com pessoal reduzido. Mandaram-me fazer chichi para um copo. Dirigi-me à casa de banho das mulheres, que tem dois cubículos e estava lá um homem num deles, de porta aberta a fazer chichi. É claro que saí e fiquei à porta do lado de fora. Que coisa ordinária... eu preciso lá de ver um tipo naqueles propósitos. Tive de ouvi-lo tossir e escarrar... quando saiu disse-lhe, 'o senhor entrou na casa de banho das mulheres e estava de porta aberta'. Resposta dele: 'ai filha, isso agora é igual, podemos ir à que quisermos'. É no que dá a conversa ideológica de certos políticos. Tenho a certeza que o homem, que devia andar perto dos 60 anos, vai à casa de banho das mulheres e deixa a porta aberta na esperança que alguma mulher entre e o veja e depois possa exibir-se ou meter-se com ela.  Entrei e fui ao outro cubículo, obviamente. A casa de banho sem desinfectante e sem sítio para uma pessoa pendurar o casaco e a mala. Voltei a sair, com uma folha de papel de limpar as mãos e enchi-a de desinfectante na sala de espera e só depois de desinfectar aquilo é que fiz chichi para o copo. Isto põe-me mal disposta. Não é como se os hospitais cobrassem pouco. Ontem, por exemplo, recebi uma mensagem da CUF a dizer que actualizaram os preços. O meu salário é que não se actualiza. Enfim, depois disto apanhei uma médica internista a fazer a urgência de quem gostei imenso mas que infelizmente só faz a urgência, não dá consultas. Uma mulher do Leste europeu de fora da UE. Disse-me que os primeiros anos aqui foram extremamente difíceis com os 3 filhos lá -ela veio à frente-, numa altura em que não havia Skipe nem nada, ela sem falar português e sem equivalência no seu diploma a ter que preparar-se para um exame exigente para poder exercer. Gostei imenso dela. Enfim: confirma-se que estou doente.


2 comments:

  1. Para usar uma expressão corrente, estimo as suas melhoras.
    Há por aí muitos ucranianos que têm o diploma de médicos e que poderiam / gostariam de exercer em Portugal. São confrontados com exames bizarros de língua portuguesa. É claro que têm de saber falar português, mas o teor dos exames parece-me bizarro...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada.
      Não sei se ela é ucraniana. Não quis ser bisbilhoteira, mas ela disse-me que o exame é uma coisa absurda de tão exigente e que, de todos os que o fizeram com ela (umas dezenas) só 3 passaram. Mas pareceu-me que o exame não é só de português mas de conhecimentos também, para se poder praticar em toda a UE.

      Delete