O antigo comandante do exército norte-americano na Europa, Ben Hodges, afirmou que o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny, não recebeu o que pediu ao Ocidente.
É exatamente este o tipo de análise que se pretende obter do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas. Uma análise muito profissional, sem emoções. Trata-se de uma lista muito boa para a Ucrânia e para todos nós, que vale a pena estudar", disse o general americano.
No entanto, Hodges acrescentou que o Ocidente não respondeu à lista de necessidades. "Isto não aconteceu a nível governamental. É uma vergonha para o nosso Congresso o facto de ter abdicado da sua responsabilidade", afirmou.
De acordo com o general, se o governo e o Congresso dos EUA renunciarem à sua responsabilidade, isso será uma dádiva para o Kremlin, que sublinhou que o Ocidente "perderia muito" se não ajudasse Kiev a vencer a guerra.
Chamou também a atenção para o facto de a incapacidade do Ocidente para impedir os ataques russos às infra-estruturas civis da Ucrânia encorajar o Irão, a Coreia do Norte e a China. "O nosso fracasso na Ucrânia terá consequências globais", concluiu Hodges.
@MykhailoRohoza
No comments:
Post a Comment