December 25, 2023

Desportos de Inverno: golf

 


Hendrick Avercamp (1585–1634) foi um pintor holandês mudo e, provavelmente surdo, conhecido como "o mudo de Kampen". Especializou-se na pintura de cenas de inverno e em muitas delas vêem-se nobres a jogar kolf, uma forma primitiva de golf, como nesta:



ou nestas:













  • ou ainda esta, onde se vêem nobre a jogar e o povo a assistir:


Mas Avercamp não foi o único pintor a representar cenas de kolf. Aert van der Neer também o fez, como se vê na imagem a seguir. E outros também. 


 
Na realidade, o kolf era um desporto de Inverno muito popular. 

A colf player with a leaden club on the ice, circa 1700. A pen and ink drawing made by J. Brown after an engraving of Romeyn de Hooghe (1645-1708) in the collection of the National Cabinet of Prints, Amsterdam.


Embora os escoceses gostem de afirmar que inventaram o golf como agora é jogado (com 18 buracos), a verdade é que ele não foi inventado do zero pelos escoceses mas sim modificado, a partir do jogo de kolf holandês, muito popular e jogado de uma maneira mais primitiva desde finais do século XII, como demonstrou em 1972, uma investigação do historiador de golfe holandês Steven J.H. van Hengel. O jogo aparece em muitas pinturas e obras de arte holandesas, o que prova da sua popularidade.

O Colf era um "jogo longo" jogado nas ruas, pátios e outros espaços abertos. Durante a Pequena Idade do Gelo dos séculos XVI e XVII, era também jogado em canais, rios e lagos congelados. Este jogo (ou uma variante do mesmo) acabou por se deslocar para o interior, trazendo consigo os tacos e as bolas.

A etimologia da palavra golfe dá-nos algumas pistas. Tal como a evolução do jogo, a evolução do termo é muito contestada. Os especialistas especulam que a palavra "golfe" deriva linguisticamente da palavra holandesa "kolf" ou "kolve", que significa "taco". No dialeto escocês do final do século XIV ou início do século XV, o termo holandês tornou-se "goff" ou "gouff" e só mais tarde, no século XVI, "golf", um antigo verbo escocês que significa "bater".

Entre os séculos XIV e XVII, existiu um comércio muito ativo entre os holandeses e os portos da costa oriental da Escócia. Alguns estudiosos sugerem que os marinheiros holandeses trouxeram o jogo holandês para a costa oriental da Escócia, onde acabou por se tornar o jogo que conhecemos atualmente.

Os holandeses também são considerados os responsáveis pela introdução do jogo na América. Uma das primeiras menções conhecidas a este desporto no continente é uma ordem holandesa emitida em Fort Orange (Albany) em 1659
"O Honorável Comissário e Magistrados de Fort Orange e da aldeia de Bererwyck, tendo ouvido diversas queixas dos burgueses deste lugar contra a prática de jogar kolf ao longo das ruas, que causa grandes danos às janelas das casas, e também expõe as pessoas ao perigo de serem feridas e é contrário à liberdade das ruas públicas..."   -- Portaria holandesa emitida em Fort Orange (Albany) em 1659.

Já em 1650 se encontram outras provas da prática deste desporto na colónia holandesa. No seu artigo Material Culture in the Seventeenth-century Dutch Colonial Manuscripts, o diretor do New Netherland Research Center, Charles Gehring, descreve o jogo:

"O jogo era jogado com uma bola de aproximadamente 5 polegadas de diâmetro de lã toda enrolada com capa de couro cosida com fio de cobre. As bolas eram espetadas com tacos feitos de olmo ou freixo com cerca de 54 polegadas de comprimento. A cabeça do taco podia ser feita de ferro forjado ou de chumbo fundido no pau. As cabeças dos tacos de madeira eram por vezes cobertas de cobre. O objetivo do jogo é comparável ao do golfe moderno; no entanto, o alvo podia ser um buraco, um poste, uma árvore ou mesmo uma porta. No inverno, os postes decorados eram fixados no gelo e, de acordo com as pinturas do século XVII, os pequenos barcos congelados no gelo eram frequentemente utilizados como balizas."
 the-dutch-origins-of-golf

No comments:

Post a Comment