Este é um vídeo de um sábado à noite, em Setembro deste ano de 2023, em Manchester, UK. Vemos grupos de raparigas adolescentes, em preparos desadequados (como é muito comum entre as adolescentes), algumas quase sem roupa, algumas sozinhas, a andarem pelos sítios dos bares e clubes nocturnos ou sentadas no chão a comer e a fumar um cigarro, os telemóveis no chão... ninguém as incomoda, não há violência, nem sequer verbal.
Levou-se muito tempo a chegar aqui e estas cenas seriam impensáveis na maioria das sociedades, com as islamitas à cabeça, mas não só. Muita gente lutou para que se chegasse a este tipo de sociedades em que se respeita o direito das raparigas a andarem no espaço público sem um código de vestuário e comportamento aprovado por homens ou por religiões. Não foi sem custos.
Eu gosto de viver em sociedades onde as raparigas adolescentes têm o direito de ser desadequadas ou disparatadas ou afoitas e onde podem sair à noite sozinhas e andar no espaço público, sem que isso signifique que os homens entendam estar no seu direito agredi-las.
No comments:
Post a Comment