November 29, 2023

As coisas que fizémos ao planeta

 

The elephant in the course of time as adopted man into his scheme of things with great distrust  ~Karen Blixen - Out of Africa


Uma manada de elefantes actual. 



Uma manada de elefantes em 1980. Photo Credit: Peter Beard



Peter Beard disse na abertura da sua exposição no ICP em 1977: "Fomos longe demais nesta descida íngreme e a velocidade está a aumentar. Há demasiadas coisas a acontecer a um ritmo demasiado acelerado: demasiado crescimento, demasiado desperdício, demasiada velocidade, demasiadas coisas."

Em seguida, foi questionado, de forma um tanto estranha, sobre uma série de assuntos sérios, incluindo esperança e pessimismo, vida e morte. Beard, imperturbável como sempre, não hesitou por um momento.

"Lembrem-se do que Karen Blixen disse: 'África, entre todos os continentes, ensinar-vos-á que Deus e o diabo são um só.' É maravilhoso que a morte seja um fim — qual é o problema com isso? Temos muito tempo para viver; temos muito tempo para nos divertirmos e realmente nos envolvermos nas coisas. Eu não tenho absolutamente nenhum medo de morrer — é um dos processos mais naturais que existem. Apenas me irrita que, devido à nossa ganância, falta de consideração, estupidez e política, outras criaturas tenham que sofrer um destino para o qual todos nós estamos destinados prematuramente. Eu simplesmente não vejo sentido nisso, e isso me irrita."

No comments:

Post a Comment