October 02, 2023

Prémio Nobel de medicina para as vacinas de ARNm contra covid-19




Nobel da Medicina de 2023 para cientistas que desenvolveram vacinas de ARNm contra covid-19


Os prémios Nobel são atribuídos anualmente a pessoas ou organizações que contribuíram de forma excepcional nos campos da química, física, literatura, paz, medicina e economia.

----------------

Em Fevereiro passado apanhei Covid-19 na escola. Turmas cheias de alunos, nós todos sem máscaras. Soube que tinha Covid por acaso, porque fiz uma pequena cirurgia e tive que fazer o teste. A minha médica pneumo-oncologista disse-me depois que isso de não ter complicações nem sintomas se deveu a estar coberta por várias doses de vacina. Na semana passada fui levar a 5ª ou 6ª dose, já nem sei. Li que em Portugal foram administradas 28 milhões de doses de vacina e só houve 38 mil reacções adversas, o que corresponde a 0.1%. Notável!

A questão é que, se tivemos a possibilidade de sermos vacinados no espaço de um ano e pouco depois do vírus se ter espalhado, isso deve-se à aposta na educação ter-se normalizado nas últimas décadas, nos países desenvolvidos -por causa disso mesmo- de maneira a haver milhões de cientistas no mundo que puderam dedicar-se a este objectivo. 
Contudo, esse valor está em decadência no mundo ocidental em geral. À medida que as democracias se popularizam com demagogos e entregam aos interesses de grandes multinacionais e dos 'mercados', descapitalizam os serviços púbicos, empobrecem as populações e dificultam a possibilidade dos alunos seguirem interesses científicos, cursos que requerem um ensino com apoios adequados ou um contexto favorecido e que são muito caros para as classes médias empobrecidas e sem possibilidade de ultrapassar a falta de apoios dos Estados. 
Isto já se nota nos EUA e na Europa. Aqui em Portugal, os alunos escolhem cada vez menos cursos de Ciências: são caros mesmo para quem tem casa nas cidades, o que é uma minoria. E cada vez será mais assim, pois como é que alunos que não têm professores de Matemática, de Física, de Inglês, de Português, etc., se podem preparar para esses cursos?

Pois mesmo assim, os governos persistem em descurar o investimento na educação. Aqui em Portugal não temos já professores. No básico, há muitos anos que o Português é ensinado pelo professor de História e a Matemática pelo professor de Ciências Naturais, para poupar dinheiro. No secundário não há professores e o ritmo das baixas por reforma cresce exponencialmente. 
Não obstante estas evidências, muita gente com influência e poder continua a dizer que pagar aos professores pelo tempo que efectivamente trabalharam e descontaram é um exagero, um desperdício de dinheiro e uma injustiça para outros trabalhadores e que vai levar a miséria ao povo. 
Estamos a retroceder aos anos 80 quando os professores eram alunos do 1º ano da faculdade ou nem isso. Levámos 20 anos a criar um corpo docente superiormente formado e especializado e estamos a deitar esse investimento todo para o lixo, porque quem tem alguma influência e poder, não liga os pontinhos e não entende que quando não há educação de qualidade com bons professores e uma escola com apoios adequados que compensem a falta de recursos das famílias, não há alunos nos cursos de ciências, logo, não há cientistas e em vez de vacinas, temos mortos.

No comments:

Post a Comment