October 02, 2023

Elon Musk comprou o Twitter para poder impôr o seu plano de paz?

 

O excesso de dinheiro e o excesso de poder distorcem a visão da realidade, como todos sabemos. As pessoas começam a acreditar firmemente que são seres excepcionais e que as suas crenças, que não examinam, são a verdade. Para piorar, essas pessoas vivem rodeadas de lisonjeadores porque as pessoas em geral inntimidam-se na presença do dinheiro e/ou poder. 

Todos nos lembramos de Bill Gates dizer que ia resolver o problema da educação na América, de como 'comprou' o direito a impôr as suas ideias e currículos nas escolas de um Estado e de como nada do que fez resultou - mas ele estava mesmo convencido que, por ter sido esperto em negócios com computadores, tinha a marca de uma inteligência pensante superior em todos os assunto. Porém, Gates acredita na democracia e quando as suas ideias não resultam não tenta impô-las pela força. E não é um narcisista, queria resolver problemas, só que tem aquele excesso de auto-confiança que advém de se ter muito dinheiro.

Já Musk, à semelhança de Trump, com quem partilha ideias e ideais políticos, é um narcisista. Todos nos lembramos como há dois anos disse que ia ficar conhecido para a História como o homem que resolveu os problemas do mundo e ia começar por resolver o problema da fome. Não resolveu nada... mas a questão é que o interesse dele em resolver os problemas era apenas para ficar na História como um herói do mundo. Quer ser admirado. Nisso acompanha Trump que também quer ficar na História como o homem que fez a America great again e Putin, que quer ficar na História como o homem que fez a Rússia great again. A sua vaidade está acima de tudo, até da vida dos outros.

Todos eles são homofóbicos, anti-imigração e anti-democracia, pois a democracia é o governo dos iguais e eles acham-se muito acima do comum dos mortais e têm desprezo pelo homem comum. Todos eles não hesitam em recorrer à força para impôr as suas ideias: Putin é um ditador, Trump um proto-ditador e Musk um CEO-ditador: despede as pessoas no twitter, despede os que o criticam, etc.

Musk também pensava que ia ficar na História como o homem que resolveu o problema da Rússia com a Ucrânia e tinha um plano. O plano dele assenta num conhecimento superficial da situação política, numa grande ignorância da História e numa enorme falta de inteligência relativamente aos aspectos humanos do problema. Tal como Trump, Musk admira Putin, como admira Xi e todos os ditadores que vê como homens fortes no meio de ovelhas - o povo.

Como ninguém quis saber do plano dele, ficou enfurecido (os narcisitas têm muita raiva dentro de si quando pensam que ignoram a sua superioridade) e resolver comprar o twitter para o impôr. Foi o seu 6 de Janeiro: expulsou os que lá trabalhavam para impedir o avanço do travão à desinformção (desbloqueou Trump e todas as contas russas) para favorecer a ideia de que Putin é um grande líder e que se deve negociar com ele. Desligou os satélites para que os ucranianos não ficassem em demasiada vantagem, porque o plano dele obriga os ucranianos a ceder território e autonomia à Rússia. Sacrificou uma rede social que funcionava bem para levar a sua avante. Contudo, nem com todos estes esquemas conseguiu pôr o mundo a considerar o seu plano de paz.

Ademais, como todos os narcisistas, é imensamente invejoso do valor alheio e não suporta que as pessoas que queria ver abaixo dele sejam mais admiradas que ele próprio. E é assim que chegámos aqui. Ele já não esconde a sua antipatia por Zelensky, o herói que ele queria ser com a admiração geral que ele mesmo queria ter.

Pessoalmente penso que o poder e o excesso de dinheiro são uma espécie de droga fatal para quem já tem tendências narcisistas. O narcisismo, em meu entender, não é uma doença, nem um traço de personalidade de pessoas com traumas porque há centenas de milhões de traumatizados que não têm esses comportamentos de total egoísmo cego aos direitos dos outros. 

O narcisismo quanto a mim é uma falta de inteligência, não no sentido de raciocínio dedutivo ou especialidade técnica, mas no sentido da visão. São pessoas que não vêem os outros como outros mas como público (eles estão sempre em palco a representar) que dividem em, 'os que gostam de mim e me admiram e os que não gostam de mim e não me admiram' - são pequenos, fechados na sua narrativa de vitimização egoísta e não o vêem/sabem, de maneira que não conseguem mudar-se porque nem sequer percebem a necessidade de mudança. Acham que estão muito bem e o dinheiro/poder que têm funciona como uma auto-evidência.

Elon Musk é um narcisista, politicamente da extrema-direita, apoiante de Trump e quejandos e admirador de ditadores como Putin, um fascista imperialista. Musk é ele próprio um imperialista nos negócios. Infelizmente tem muito dinheiro e muito poder. Se calhar estava na altura de lhe retirarem algum do poder que tem no exército por causa dos satélites. 




No comments:

Post a Comment