October 22, 2023

Aniversário de uma morte prematura cheia de coragem



No dia 22 de outubro de 1941, Guy Môquet, estudante francês de 17 anos, foi retirado do campo de Châteaubriant, onde estava preso com mais 48 reféns como retaliação pela morte de um tenente-coronel nazi. Era o mais novo de todos. Foi conduzido a uma pedreira próxima onde, às 16 horas, foi fuzilado juntamente com outros patriotas franceses. Antes disso, foi-lhe permitido escrever uma carta para a família. A guerra geralmente leva uma enorme porção dos melhores. 

Guy Môquet




La lettre de Guy Môquet

Voici le texte de la dernière lettre de Guy Môquet, fusillé par les Allemands le 22 octobre 1941:

«Ma petite maman chérie, mon tout petit frère adoré, mon petit papa aimé,

Je vais mourir! Ce que je vous demande, toi, en particulier ma petite maman, c’est d’être courageuse. Je le suis et je veux l’être autant que ceux qui sont passés avant moi. Certes, j’aurais voulu vivre. Mais ce que je souhaite de tout mon coeur, c’est que ma mort serve à quelque chose. Je n’ai pas eu le temps d’embrasser Jean. J’ai embrassé mes deux frères Roger et Rino. Quant au véritable je ne peux le faire hélas!

J’espère que toutes mes affaires te seront renvoyées elles pourront servir à Serge, qui, je l’escompte, sera fier de les porter un jour. A toi petit papa, si je t’ai fait ainsi qu’à ma petite maman, bien des peines, je te salue une dernière fois. Sache que j’ai fait de mon mieux pour suivre la voie que tu m’as tracée.

Un dernier adieu à tous mes amis, à mon frère que j’aime beaucoup. Qu’il étudie bien pour être plus tard un homme.

17 ans et demi, ma vie a été courte, je n’ai aucun regret, si ce n’est de vous quitter tous. Je vais mourir avec Tintin, Michels. Maman, ce que je te demande, ce que je veux que tu me promettes, c’est d’être courageuse et de surmonter ta peine.

Je ne peux pas en mettre davantage. Je vous quitte tous, toutes, toi maman, Serge, papa, je vous embrasse de tout mon coeur d’enfant. Courage!

Votre Guy qui vous aime»

------------


A carta de Guy Môquet

Eis o texto da última carta escrita por Guy Môquet, que foi fuzilado pelos alemães a 22 de outubro de 1941:

"Minha querida mamãzinha, meu irmãozinho adorado, meu querido paizinho,

Vou morrer! O que vos peço, sobretudo à minha mãezinha, é que sejam corajosos. Eu sou e quero ser tão corajoso como aqueles que me precederam. Claro que gostaria de ter vivido. Mas o que eu quero com todo o meu coração é que a minha morte sirva um propósito. Não tive tempo para beijar a Jean. Beijei os meus dois irmãos, Roger e Rino. Quanto ao verdadeiro, infelizmente, não o posso fazer!

Espero que todas as minhas coisas te sejam devolvidas para que possam ser usadas pelo Serge, que espero que tenha orgulho em usá-las um dia. A ti, paizinho, se te causei muita dor a ti e à minha mãezinha, despeço-me uma última vez. Quero que saibas que dei o meu melhor para seguir o caminho que me traçaste.

Um último adeus a todos os meus amigos, ao meu irmão que amo muito. Que ele estude muito e cresça para ser um homem.

17 anos e meio, a minha vida foi curta, não me arrependo de nada, excepto de vos deixar a todos. Vou morrer com o Tintin, Michels. Mãe, o que te peço, o que quero que me prometas, é que sejas corajosa e que ultrapasses a tua dor.

Não posso acrescentar mais nada. Deixo-vos a todos, a ti, à mãe, ao Serge, ao pai, e beijo-vos do fundo do coração. Coragem!

O vosso Guy que vos ama".

No comments:

Post a Comment