September 12, 2023

Não sei quem faz estes relatórios da OCDE mas calculo que se baseiem naqueles dados muito bem trabalhadinhos pelos artistas do ME



Desde quando os professores do 3º ciclo ganham 41.200 euros anuais? Isso equivale a 3,430 euros ao mês o que corresponde ao salário do 10º escalão da carreira docente onde quase ninguém está. Nem no 9º, quanto mais... quer isto dizer que comparam salários do 1º escalão de outros países a salários do último escalão dos portugueses? Ainda por cima, dá a entender que os professores do secundário ganham mais que os do 3º ciclo, quando os escalões da carreira são exactamente os mesmos. Grande mentira!!

Mesmo com aquela esmola dos 2 anos e 6 meses de serviço os professores portugueses perderam salário relativamente aos outros países da OCDE e ganham pior que os outros - e é claro que no relatório não se comparam condições, pois se em Portugal é necessário gastar 600 euros por mês num quarto longe de casa, mais transportes, etc., isso equivale a ganhar menos 600 euros por mês do que aquilo com que se fazem estas contas.

E quem são os outros trabalhadores com formação superior que ganham menos que nós? Os Juízes, os médicos, os quadros superiores da administração pública? Quem...??? 

Não sei quem faz estes relatórios mas calculo que sejam pessoas com ligações ao ME ou que se baseiem naqueles dados muito bem trabalhadinhos pelos artistas do ME.

Portugal. Professores ganham menos e gasto com cada aluno é menor



Os professores portugueses do 3º ciclo ganham quase 41.200 euros anuais, enquanto a média da OCDE é de quase 50 mil euros anuais. Gasto com cada aluno é menos 14%.

Mas o relatório mostra que entre 2015 e 2022 os salários dos professores no ensino secundário, com a qualificação mais prevalecente e 15 anos de experiência, diminuíram em cerca de metade de todos os países da OCDE. Em Portugal, diminuíram 1% naqueles sete anos.

Na análise comparativa entre países, os professores portugueses, em especial os do 3.º ciclo, parecem estar financeiramente pior do que os colegas de muitos outros países da OCDE.

os professores portugueses destacam-se pela positiva, com os docentes do ensino obrigatório a ganhar "mais 42%" do que a média dos restantes trabalhadores com formação superior.

Voltando às comparações internacionais, o relatório revela que o custo médio dos ordenados por aluno é de 3.798 euros em Portugal, enquanto a média da OCDE é de 3.370 euros.

No comments:

Post a Comment