Primeiro foi o Público com uma entrevista a Danilo Türk, um comunista da antiga Jugoslávia no tempo dos soviéticos. Naturalmente defende que é preciso dialogar com Putin e fazer acordos com ele para acabar a guerra. Putin, como sabemos, é um homem razoável, de palavra e de respeito por acordos.
entrevista/danilo-turk-possivel-necessario-negociar
Depois foi o DN numa entrevista ao ex-presidente Checo, Václav Klaus, um negacionista climático e eurocéptico que ganhou campanhas eleitorais à custa dos comunistas, que faz propaganda pela Rússia e defende que a Ucrânia é uma confusão de radicais sem futuro e que a culpa da guerra não é de Putin, que é um coitado, uma vítima do Ocidente mau (tal como a Ucrânia) e que, ou fazemos acordos com Putin ou os ucranianos vão ficar destruídos. E ele tem pena. Portanto, é por bondade para com os ucranianos que ele quer legitimar a guerra imperialista de Putin.
ocidente-quis-mostrar-forca-e-putin-fez-erro-tragico-diz-ex-presidente-vaclav-klaus
Concordo, isto de darem notícias sobre o lado de que não gostamos é mau. Devia haver censura. Recordo que nas notícias da nossa guerra colonial estávamos sempre a ganhar. Até à derrota final.
ReplyDelete