August 26, 2023

Manual de como estragar a vitória da selecção espanhola

 


1º acto - Rubiales, PFEF num gesto irreflectido e vulgar, dá um beijo nos lábios de uma das jogadoras -Jenni-, no meio da excitação da vitória. No momento ninguém parece dar grande importância, nem a própria jogadora.

2º acto - as jogadoras filmam-se no balneário a comentar o beijo de Rubiales e a perguntar a Jenni o que tinha achado. Ele diz que não gostou. - o que se percebe perfeitamente... está na TV e um tipo beija-a de uma maneira que se usa com as namoradas...

Nesta altura os jornais e as estações de TV ainda só falam na vitória e no sucesso que foi o Mundial de Futebol Feminino.

3º acto - os jornais, na ânsia de vender, publicam uma fotografia onde parece que ele está colado a ela a beijá-la na boca, à força.

4º acto - os políticos espanhóis, na ganância de aparecerem como heróis nos jornais e ganharem votos gritam que há assédio no futebol, que é intolerável e que Espanha está na Idade Média, etc.

De repente páram todos os festejos da vitória espanhola, não se volta a ver um resumo do jogo, um perfil das atletas, uma jogada bem feita... Nada. Agora passaram a vítimas de assédio e a vitória delas num campeonato mundial desapareceu.

5º acto - Rubiales pede desculpa publicamente. Diz que foi levado pela excitação e não teve má intenção. (o que as imagens parecem mostrar. Parece-me que teria feito o mesmo se fosse um homem em vez de uma mulher. Às tantas até lhe agarrava qualquer coisa...)

6º acto - os políticos espanhóis gritam ainda mais a dizer que não basta e que querem a cabeça dele, servida num prato.

7º acto - vão perguntar à Jenni se pediu o beijo. É claro que não pediu e agora que todos os políticos falam como se ela tivesse sido vítima de uma ofensa intolerável, mesmo que ela quisesse desvalorizar o assunto, já não pode, senão vão atrás da cabeça dela também.

8º acto - Rubiales chateia-se e inventa que o beijo foi consentido e que não se demite.

9º acto - Jenni grita que não, a equipa demite-se, as jogadoras dos outros países gritam contra os machistas do mundo. 

10 acto - (onde estamos agora) a FEF publica imagens da Jenni a agarrar-se a Rubiales, a apertá-lo contra si e levantá-lo no ar - como às vezes os homens fazem às mulheres.

Resultado parcial: ninguém se lembrará da vitória da selecção espanhola neste mundial, nem das jogadoras, nem dos golos ou das jogadas, nem dos estádios cheios e da alegria da vitória: só de Rubiales e da Jenni abraçados a dar um beijo.

Porca miséria de políticos e jornalistas...

O que poderia ter acontecido:

1- Rubiales é chamado pelo seu superior hierárquico assim que este vê as imagens. O superior hierárquico explica-lhe que o tempo do machismo já era e que não pode agarrar as mulheres e dar-lhes beijos na boca a não ser que tenham alguma relação íntima. Também lhe diz que deve saber diferenciar o comportamento, consoante está sozinho na casa-se-banho de quando está com a rainha e a princesa.

2 - Rubiales fala com a jogadora e pede desculpa.

3 - ela desculpa, ou não - penso que o teria feito não fora toda a pressão para que se ofendesse em demasia e pedisse a cabeça dele.

3 - nem os políticos nem os jornais exploravam a situação e dedicavam-se a explorar e capitalizar o feliz acontecimento da vitória espanhola no mundial.

Isto parece um manual de como estragar a vitória da selecção espanhola.
Imagens mostram os momentos que antecederam o beijo na boca de Luis Rubiales à jogadora.

8 comments:

  1. E ninguém se recorda das exigências das jogadoras, antes do Mundial, e do pré-aviso de greve?

    João Moreira

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não sei nada sobre isso... vou procurar.

      Delete
    2. Estive a ler. Já havia um diferendo com mais de um ano com o treinador da selecção e a equipa pressionava a Federação para o trocar por outro. Rubiales apoiava o treinador. Mas isso não é um pouco o que acontece, de vez em quando, em todas as selecções de futebol? Queixas do treinador e etc.
      Entretanto fui dar com queixas antigas de Rubiales na imprensa espanhola: assédio, maus-tratos, desvios de fundos... é mais complicado do que parece.

      Delete
  2. A Beatriz não acompanha o futebol?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nop... há muitos anos gostava de ver alguns jogos, quando o futebol era um jogo. Agora é um negócio sujo.

      Delete
    2. É verdade que sou um bocado exagerada, mas não nisto. As notícias dos 500 jornais desportivos que se vendem por aí são só sobre as dezenas ou centenas de milhões de transferências, casos de subornos e de corrupção, ligações mafiosas e promiscuidade com pessoas notáveis de partidos políticos.

      Delete