August 06, 2023

Filmes - Barbie

 


Aviso prévio: não pertenço à geração barbie, em minha casa nunca houve barbies, nem bonecas (uma ou duas que eram logo desmembradas), nem nunca me lembro da minha mãe ter alguma peça de roupa cor-de-rosa ou de nos vestir, alguma vez, de cor-de-rosa, nem mesmo em miúdas e somos cinco irmãs. Portanto, tudo no filme me é estranho e extremamente difícil de ver porque é tudo rebuçado: as pessoas, as coisas são rebuçados em fundo cor-de-cosa shoking. Confesso que fui passando para a frente e saltei grandes pedaços do filme porque percebe-se tudo na mesma e aquela excesso de cor berrante e artificialidade são agressivas. O filme é uma crítica social à barbização das mulheres e depois à censura das mulheres barbies pelos mesmos que as induzem a terem as barbies como ideal. Em jeito de paródia vão fazendo críticas à sociedade machista e à desumanização das mulheres e dos seus direitos: as mulheres têm que ser magras em certos sítios, gordas noutros, ser superficiais e, em geral, acomodar os interesses dos homens e não ter ambições fora da 'sua condição'. Só que o filme é uma americanada: tudo tão pouco subtil e no fim ainda temos que levar com uma explicação do filme, não vá sermos idiotas. Gostava de saber se as bonecas aumentaram as vendas.


No comments:

Post a Comment