August 01, 2023

Coisas boas II

 


Aviões da NATO acompanham três navios civis de carga que escaparam do bloqueio naval russo à Ucrânia

Relatos de três navios que navegam para a Ucrânia sem impedimentos podem sugerir que a Rússia não quer ou não tem capacidade de impor tais buscas neste momento", observou o Instituto para o Estudo da Guerra em Washington, D.C.

Um grupo de aviões da NATO monitorizou cuidadosamente os navios enquanto navegavam em direção a Izmail, um pequeno porto ucraniano mesmo em frente à Roménia, no rio Danúbio. Presume-se que os navios carregarão cereais em Izmail e depois navegarão de volta para o Mar Negro e para portos estrangeiros.

Os três cargueiros não fizeram qualquer esforço para ocultar as suas intenções. Todos ligaram os seus transponders de rádio, tornando a sua localização e rota visíveis para qualquer pessoa com acesso à Internet e a sites de localização de navios.

Os mísseis russos atingem regularmente Odessa, mas os ataques aos portos do Danúbio são menos frequentes devido à proximidade com o território da NATO. A distância entre Izmail e solo romeno é de apenas algumas centenas de metros. Em 24 de julho, um drone russo atacou um armazém de cereais em Reni, outro porto ucraniano no Danúbio e por pouco não atingiu a Roménia.

O sucesso do bloqueio de domingo pode ser um sinal para os carregadores internacionais de que é razoavelmente seguro retomar as operações a partir dos portos ucranianos.

Se alguns cargueiros arriscarão a viagem mais longa até Odessa, 160 quilómetros a norte do delta do Danúbio, é uma questão em aberto. Os portos do Danúbio não têm capacidade suficiente para substituir Odessa como porto de cereais.

David Axe for forbes

No comments:

Post a Comment