July 04, 2023

Porque é que não existe o cozinheiro de vir a casa?

 


Sou só eu que acho stressante isto de ter passado a minha vida adulta a ter que decidir o que vou almoçar/jantar? E ainda por cima ter de o cozinhar? Abrir o frigorífico e começar a pensar o que estou disposta a fazer?

Eu gosto de cozinhar, mas isso é diferente de ter de pensar e decidir o que comer todos os dias, sendo que a decisão implica também seleccionar alguma coisa que me apeteça fazer. Algumas coisas têm de ser temperadas de avanço. Outras vezes apetece comer qualquer coisa que não se comprou. 

Uma pessoa vai às compras e tem de pensar em comida para vários dias. Sei lá eu à segunda o que me vai apetecer na quinta... acabo por ir todos os dias comprar comida porque só compro o que vou cozinhar nesse dia ou no outro a seguir.

Porque é que não existe o cozinheiro de vir a casa, agora que não temos (a maioria) cozinheiros em casa? Fazíamos uma ementa das coisas possíveis e de manhã dizíamos o que queriamos jantar nesse dia e o cozinheiro vinha a casa, fazia-nos o jantar (deixa-o feito) e ia à sua vida. Não tinha que ser todos os dias. 

Não gosto de encomendar comida porque é tudo pouco interessante (ou eu não tenho restaurantes muito interessantes aqui perto - excepto uma pizzaria excelente) e estou (mal) habituada a comer a comida da época, cozinhada sem montes de gorduras, nada de fritos. A única coisa que não me importo de encomendar são as pizzas, mas é tão raro. Há um ano, pelo menos, que não como pizza.

Assim como há a empregada doméstica que vem a casa limpar, podia haver o chefe-cozinheiro que vinha a casa, para aqueles dias em que não apetece fazer nada.

No comments:

Post a Comment