Sábado à tarde e estou aqui fechada em casa a classificar exames nacionais. Só para preencher cabeçalhos e trancar as provas são duas horas. Depois é preciso ler 10 documentos de burocracia de procedimentos (alguns com 15 páginas) antes de começar a classificar.
Dantes, nós os classificadores, entravamos num fórum e apresentávamo-nos uns aos outros. Também sabíamos quem era o supervisor. Por vezes discutimos questões. Agora somos um número de código e só entramos no fórum se tivermos uma dúvida acerca de como classificar uma questão. Já nem o cabeçalho da prova assinamos - só escrevemos o nosso código. É a total falta de controlo sobre o nosso próprio trabalho enquanto professores e a redução a burocratas.
Dantes levantávamos as provas na sala do Agrupamento de Exames. Havia separadores para não vermos as pessoas que faziam o anonimato, nem o seu trabalho. Agora nem entramos na sala, somos o burocrata à porta. Fiquei à espera que um agalambado qualquer de gabardina e chapéu à Bogart me entregasse às escondidas o pacote com os exames e me pedisse a contra-senha. É como se um Galamba qualquer da educação tivesse declarado que tudo o que respeita aos exames e classificação é segredo de Estado.
Acabo de ficar sem tinta na caneta encarnada e com este calor não vou sair. Essa é outra. As canetas somos nós que compramos. Assim como nos dão os testes para classificar mas nenhum exemplar da prova, o que é uma chatice porque andar a classificar a escolha múltipla e escrever cada resposta na grelha online a partir dum documento online é um inferno de burocrata: andamos do teste para a prova, versão 1, para a grelha, para a versão 2, outra vez grelha.
Durante o ano é o incentivo à rebaldaria e depois chegamos ao fim do ano e organizam exames como quem organiza um serviço de guerra.
Quem devia organizar, fazer e classificar exames são as universidades, uma vez que os exames não são para conclusão do secundário, mas para entrar na universidade. Nós nas escolas fazíamos apenas os exames de equivalência à frequência, necessários para concluir cadeiras e/ou o curso.
No comments:
Post a Comment