July 14, 2023

A única coisa que Putin controla é o seu (ex)KGB

 


Não controla o exército nem sabe quem, dentro dele, esteve metido no motim. Agora dispara a eito. O que ele controla e sempre controlou foi o (ex)KGB, que conhece por dentro e por fora. É com esses que se tem mantido no poder: com eles sabe quem é quem e o que faz e com quem e a que horas e quanto empocha e usa-os para seu benefício pessoal. Dentro e fora do país. É com eles também que controla o exército. Quanto tempo isto pode durar? Cada general ou oficial que prende ou demite é menos um cavalo ou um bispo no tabuleiro da guerra. Putin pensou que ia para o tabuleiro da guerra cheio de rainhas e cavalos contra peões medrosos, mas foi exactamente o oposto e, não tarda muito, do seu lado só tem peões. Peões com armas perigosas, sim - mas agora os ucranianos também têm armas.


Autoridades de Moscovo detêm vários militares de alta patente

Altas patentes militares russas, incluindo o general Sergei Surovikin, ex-comandante das forças de Moscovo na Ucrânia, foram presas, no âmbito da rebelião do Grupo Wagner, informou, esta quinta-feira, o "Wall Street Journal" (WSJ) citando fontes próximas do processo.

O general, que comandou as forças russas na Síria e depois na invasão da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro do ano passado, foi detido e interrogado, segundo as mesmas fontes, juntando-se a outras altas patentes que foram presas, suspensas ou demitidas.

Com o general, indicou o WSJ, pelo menos 13 altos oficiais foram detidos para interrogatório, tendo alguns deles sido libertados posteriormente, e cerca de 15 foram suspensos do serviço ou demitidos.




No comments:

Post a Comment