June 08, 2023

Mr. B

 

Este dueto é lindo. A Soprano é Luba Orgonášová  e o Tenor é Placido Domingo. Li há uns dias que Placido Domingo vem cá cantar, mas no Altice Arena, aquele estádio de futebol... já não vou a essas coisas assim. É claro que se fosse há vinte anos ou trinta já tinha o bilhete na mão. 
Hoje-em-dia, como não temos vozes assim, nem nos damos conta da ausência. Faz-me lembrar um colega de filosofia muito simpático que esteve lá na escola há uns anos e que não tem olfacto. Nunca teve. E um dia quando eu lamentava o facto, ele disse-me que não tinha nenhuma sensação de privação ou perda porque não conhecia a sensação do cheiro. Assim também é com as vozes. Quem não ouviu ao vivo certas vozes não tem sensação de perda. Mas eu tenho. Felizmente existem os discos e os vídeos. Mas não é a mesma coisa.

Há por aí muitas vozes de tenor muito bonitas, mas estamos à espera que apareçam vozes como estas. Vozes extraordinárias que causam um grande impacto na alma (seja lá isso o que for). Este indivíduo, há trinta ou quarenta anos tinha uma voz linda de morrer, uma voz enorme, de veludo cheia de uma riqueza emotiva, expressiva, lírica. Tremendamente excitante. Ouvi-o ao vivo meia dúzia de vezes (apenas) e é uma experiência que não se esquece. 
Uma dessas vezes estava em casa e li no jornal que ele ia cantar uma ópera em Espanha, nesse fim-de-semana. Larguei para Espanha porque nessa altura não havia telemóveis nem internet e tinha que se comprar os bilhetes na bilheteria e era preciso comprar com muita antecedência porque tudo o que ele cantava esgotava em um minuto. 
Tive sorte de ouvir algumas grandes vozes de tenor, que é uma voz pouco comum num homem: Pavarotti, Kraus, Bergonzi. Cada uma delas diferente mas todas vozes extraordinárias. Agora estamos à espera que apareça outro desses grandes. Compreensivelmente, dado que tem 80 anos, Plácido Domingo, que ainda tem uma voz muito bonita, já não tem a voz que tinha. Tem outra, mais de barítono. E ouvi-lo numa casa pequena como um teatro, por exemplo, ainda seria precioso, mas num estádio de futebol como é o Pavilhão Atlântico... não me quero arriscar porque gosto muito da voz dele e tenho-a intacta na memória. Ouvi-o uma vez no Estádio do Restelo mas isso foi em 199... e qualquer coisa. 


No comments:

Post a Comment