May 26, 2023

Succession - como às vezes temos de mudar a nossa lente

 

Falaram-me desta série como sendo muito boa e fui ver o primeiro episódio. A série é sobre uma família bilionária, dona de um conglomerado da indústria dos meios de comunicação social (TV, rádio, revistas, jornais) e outros negócios paralelos. O pai é um figura dominante, mas num sentido muito perverso e cruel. Um abusador profissional, nomeadamente dos flhos.
Certos aspectos na série pareceram-me falsos e incredíveis e não gostei. Por exemplo, nenhuma das pessoas daquela família é capaz de falar usando frases completas. Falam com interjeições e bocas. Parecem os alunos no 10º ano, incapazes de completar uma frase com princípio, meio e fim. Na série, mesmo a falar em reuniões com os accionistas ou com a administração de outras companhias falam assim, de modo adolescente e sempre a dizer palavrões. Não há uma frase sem um fuck qualquer. Entre eles, com estranhos, com os netos... a expressão preferida do pai é fuck off. Enfim, não gostei. Mas achei estranho ter tantas críticas positivas e fazer estes blunders

Então, fui ao YouTube ler uma pequena entrevista do realizador em que ele explica como e porquê filma os episódios de certa maneira (muito inteligente) e ouvi-o dizer que é a série é classificada como uma comédia. Mas pus-me a pensar no episódio que vi e aquilo não é uma comédia. Fui saber o que diz o escritor da série, um inglês, também produtor de séries de TV. Numa pequena entrevista ele diz que há muitos anos leu algo sobre a vida e a família de Murdoch e ficou com ideia de escrever algo que só se concretizou agora e que entende a série como uma análise socio-política do mundo em que vivemos ou, melhor, de como chegámos aqui. 

Ahhh, okay... visto por essa lente da série ser uma análise psico-socio-política do mundo em que vivemos, tudo, desde a linguagem ao excesso de abuso, faz todo o sentido. A série é uma crítica que, tal com a sátira, raia a caricatura, para expor de maneira muito evidente os tumores do sistema. E fá-lo com uma mestria impecável.

Tenho estado a ver a série nestas últimas duas semanas. São 4 temporadas e o último episódio é no domingo. Tenho alguma curiosidade em ver como é que ele vai fechar a série, embora penso que sei, porque não há muitas hipóteses de consequência lógica do que se desenhou até agora. Tudo na série faz sentido e tenho reparado no modo com quase todas as cenas são filmadas de maneira a apanhar-se o contexto: quem são as pessoas que estão na cena, o que cada uma está a fazer e como são afectadas pelo desenrolar dos acontecimentos. Tem pormenores geniais. Esta cena deste excerto da 1ª temporada mostra muito bem o que é a dinâmica da família.

Em outro post hei-de explicar a minha interpretação da série porque este já vai longo.

Às vezes temos de mudar a nossa lente para perceber e gostar, porque sem perceber é difícil gostar - digo isto milhares de vezes aos alunos do 10º ano.


No comments:

Post a Comment